Desconfiei desde o início da pesquisa do "precisão".
Quem acertou na mosca foi o IBOPE.
No primeiro turno o IBOPE previu Rosinha 48% e Arnaldo 38%! Quase exatas as previsões!
Para o IBOPE a candidata Rosinha é quem deve concentrar a migração de votos. O eleitorado de Odete deve migrar em cerca de 60 % para Rosinha.
Não deve haver uma migração entre os eleitores dos dois candidatos, isto é, é improvável uma mudança de opinião no eleitorado de Rosinha e Arnaldo.
Os votos restantes, devem dividir-se com imparcialidade entre os dois.
Assim: em minhas contas, a candidata Rosinha deve faturar 136.000 votos e Arnaldo cerca de 120.000.
Há ainda a possibilidade de uma pequena migração de Arnaldo para Rosinha , o que poderia levar a conta desta para cerca de 140.000 votos. A explicação desta possibilidade é o medo de votar em um candidato que está impugnado!
E Arnaldo está Sub Judice, ninguém pode ao certo saber qual será o destino dos votos nele. Há uma experiência recente de ver o seu voto anular-se. E essa experiência pode repetir-se se o
TRE-RJ conseguir fundamentar as provas de improbidade de malversação do dinheiro público pelo candidato do PDT. O TRE tem tempo agora pois o TSE já sinalizou quais foram os seus erros. Agora está fácil o dever de casa do TRE. Por isso, alguns eleitores de Arnaldo devem desistir de votar em alguém que vai , em última análise, converter seu voto em nulo.
Some-se a isso a possibilidade real, e já detectada, de alguns indignados com a manobra jurídica , de alterarem o seu voto nulo no primeiro turno para Rosinha.
Em último lugar, a possibilidade de um confronto direto dos dois, em um Debate. Esse será o tiro de misericórdia. Se a candidata souber pontuar de modo elegante os desvios morais da outra candidatura, estará no papo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário