segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CADA "UM" COM A SUA MANIA...(último artigo no Monitor)


É comum considerar que mania é um tipo de hábito ou rito do qual o indivíduo não consegue por si próprio evitar. Tecnicamente falando, trata-se do transtorno obsessivo compulsivo ou simplesmente TOC. E quando se diz que cada um tem a sua mania, pretende-se dizer que qualquer pessoa é vitima de alguma compulsão, mesmo que seja desconhecida de todos. Estatisticamente podemos relacionar as obsessões mais comuns:
Preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação; Preocupação com simetria, exatidão, ordem, seqüência ou alinhamento.; Pensamentos, imagens ou impulsos de ferir, insultar ou agredir os outros; Pensamentos, cenas ou impulsos indesejáveis e impróprios relacionados ao sexo (idéias pervertidas, de sexo violento, pedofilia, taras); Preocupação em juntar coisas inúteis ou avareza patológica; Preocupação com doenças ou com o corpo; Excesso de escrúpulos religiosos ( culpas);
Superstições: Preocupação excessiva com números especiais, cores de roupa, datas e horários (podem provocar desgraças); Palavras, nomes, cenas ou músicas indesejáveis. Todas essas situações podem ocorrer na forma de pensamentos intrusivos que tem a característica de ser incontroláveis , produzindo um verdadeiro caos na vida da pessoa que sofre de TOC. Essas idéias obsessivas levam o indivíduo à atitudes incontroláveis que são as compulsões. As mais comuns são: Lavar mãos ou objetos interminavelmente, com um exagero pela limpeza e medo da contaminação; Verificar coisas repetidamente com várias confirmações; Contagens repetitivas; Busca da ordem, simetria, seqüências lógicas ou alinhamento; Colecionar coisas inúteis; Compulsões mentais: orações, repetição de palavras, frases e números,; Fazer listas, tentar afastar pensamentos indesejáveis, substituindo-os por pensamentos contrários; tocar, olhar, bater de leve, confessar, estalar os dedos. Por isso é que cada pessoa terá sempre algo a dever nessa conta do TOC. Diz o poeta Tagore: “Quando um filho nasce quer dizer que Deus não perdeu ainda a esperança na humanidade.” Portanto, é necessário lutar e buscar ajuda especializada, isto é psicólogos e psiquiatras de modo a não permitir que estes pensamentos estranhos a nós e o comportamento ritualístico não se transformem em entidades independentes que governam a nossa vida. Deus tem esperança em nós. Busquemos a liberdade por Ele. Liberdade não é fazer o que se pensa, isso é indisciplina. Liberdade é poder contrariar uma obsessão mental e vencer os atos compulsivos. Liberdade é autonomia e paz de consciência.
Flávio Mussa Tavares

Nenhum comentário: