terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ROSINHA VOLTOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Acabou neste momento o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do recurso de Garotinho contra a decisão do TRE – RJ.

De acordo como previa o bom senso o TRE do Rio não poderia ter feito o que fez.


O TSE decidiu anular o acórdão do TRE – RJ que tornava inelegível Garotinho e que cassava o mandato de Rosinha e de seu vice Dr. Chicão, e determinou que todo o processo retorne ao juízo de 1ª instância, no município de Campos dos Goytacazes. De acordo com a nova decisão, a decisão do TRE – RJ feria gravemente o princípio do duplo grau de jurisdição e outros parágrafos do artigo 515 do Código de Processo Civil.

Dentro das próximas horas a Prefeita Rosinha estará tomando posse do cargo de onde injusta e covardemente foi retirada por forças ocultas.


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O ÚLTIMO DIA...


O ÚLTIMO DIA ...


Flávio Mussa Tavares



( Dedicado à memória de Maria Clara Rangel Pimenta)


Há sempre um último dia...
E causam muita emoção, em geral, alegria.
O último dia de solteiro.
O último dia de aulas.
O último dia de trabalho no ano, com direito a chuva de papel picado.
O último dia do ano.
O último dia de trabalho na vida, com direito à melancolia da aposentadoria.
O último dia da internação hospitalar.
O último dia do tratamento de quimioterapia.
O último dia de prisão, com direito à esperança de um novo tempo.
O último dia de férias.
O último dia da viagem.
O último dia antes da graduação.
O último dia de estudante.
O último dia da semana.
O último dia do mês.
O último dia da estação.
O último dia no útero.
O último dia. Sempre há um último dia. Em geral, este último dia é previsto e esperado com ansiedade ou esquiva. Só um dia é sempre um mistério. O dia de nossa morte.
Acordamos aquele dia, nos levantamos e realmente não sabemos que é o nosso último dia na Terra dos homens. Ninguém sabe quando será o incrível dia em que a indesejada das gentes nos fará transpor o último dos portais de nossa existência.
Para muitos, o portal é uma transposição dimensional, embora a nossa lógica cerebral nos faça imaginar uma transposição espacial e temporal. Coisa de cérebro. Coisa dos programas do cérebro.
E para alguns outros não há nenhuma transposição e o último dia é definitivo. Mas para todos é o mais importante dos últimos dias de nossa existência iniciada com o nosso nascimento.
Interessante notar a similaridade dos últimos dias do útero e da vida física. Ambos nos conduzem a uma idéia de fim de existência.
Talvez seja por isso que o bebê chore. Com medo da “morte” da vida fetal.
E talvez seja por isso que, por memória cerebral, tenhamos medo do momento da morte. Quiçá o caminho inverso que realizamos em relação ao nascimento.
Mistério!
Há um provérbio inglês que diz: "Life begins in the womb and ends in the tomb". A vida se inicia no útero e finda no túmulo.
Eu prefiro não ver dessa forma.
Todavia, o corolário de toda essa filosofia é a preparação para o grande momento.
Assim como gostamos de aproveitar o último dia de férias, celebrar o último dia de trabalho, ou de solteirice, ou de estudante, férias, viagem, do ano, da prisão, da internação, do tratamento...
Assim também seria interessante estar apto a festejar o último dia na vida física. Quando será? Não poderemos saber.
Mas certamente será bom se pudermos vivenciá-lo com alegria após a transposição de dimensões.
Será bom vivê-la com alegria, após a última viagem.
Será bom vivê-la com alegria após vencer o último grande inimigo, no dizer do apóstolo Paulo.
Quem sabe, a decisão inteligente seja viver a cada dia como se fosse o último dia?

domingo, 17 de outubro de 2010

Marina e a Dissonância Pós-Decisional ( ou lavar as mãos)


Marina é tão pura em sua arte política que preferiu repetir o gesto de Pilatos.
Pilatos fiocu conhecido na história com o gesto de lavar as mãos para limpá-las da culpa por haver ordenado a crucificação de Jesus Cristo. Um artigo da "Science", denomina essa atitude de "Dissonância Pós-Decisional. "


Este estudo foi publicado na edição de maio da “Science” : "Lavar as mãos acalma a consciência após tomada de decisão", diz o estudo .


Isso lança novas luzes sobre o gesto de Pôncio Pilatos, aquele governante romano que entregou Jesus à crucificação e depois lavou as mãos, como quem dizia: ‘Quer saber? Não tenho nada a ver com isso.’


É uma variante da Dissonância Cognitiva, que é o nome científico do nosso desculpismo. Sempre se arruma uma justificativa para se ir contra a consciência e não sentir peso nela.


Além de utilidades mais imediatas (como por exemplo evitar o contágio pelo vírus da nova gripe), dar um bom trato nas mãos com água e sabão ajuda a tocar a vida depois da tomada de decisões.


Além disso alivia o desconforto criado pela manutenção na mente, ao mesmo tempo, de duas ideias opostas. Mais precisamente, da “dissonância pós-decisional”,

a tendência de valorizar as alternativas escolhidas, ainda que forçando a barra, e fazer pouco caso das rejeitadas


Portanto, Marina se preservou assumindo uma atitude pilatesca. Lava as mãos.

Quase que prega o voto nulo, outro expediente fundado por Pôncio Pilatos.


Fica bem evidente o sucesso que essaatitude vem assumindo entre os políticos brasileiros.


Fica bem com todo mundo, não se macula com opiniões arriscadas , mas o caráter...


... fica a desejar!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Um artigo muito instrutivo de minha filha sobre o nosso momento político

Lembrando o Bom Samaritano


Juliana Rocha Tavares*



Quando falamos do samaritano nos dias de hoje, sempre nos lembramos daquele homem bom que interrompeu sua viagem para prover ao pobre judeu ferido e abandonado no meio do caminho de tudo quanto ele necessitava. Mas essa imagem do bom samaritano que temos nos dias de hoje não corresponde à visão dos religiosos judeus na época de Jesus.


A Bíblia relata que povos estrangeiros foram transladados para habitar o território das populações deportadas. Estes estrangeiros teriam criado uma religião nova, que misturava elementos hebraicos e pagãos e encontram-se na origem dos Samaritanos. [1,2]


Por não seguirem a risca os preceitos judaicos, adotando práticas pagãs, os samaritanos sofriam, deste modo, forte preconceito.

Hoje em dia, os samaritanos podem ser simbolizados por algumas minorias (ou maiorias) que sofrem forte preconceito de segmentos religiosos, como os homossexuais, os agnósticos, os que professam religiões diversas às religiões “corretas”, entre outros grupos. Todas essas pessoas são julgadas pelos religiosos comuns (não estamos nos referindo a todos os religiosos) que as condenam para o inferno eterno, quando Jesus nos orientou a nunca julgarmos. [3]

“Não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho?”


Relembrando o texto da parábola [4]:

“Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.”

Durante toda a sua vida, Jesus lutou bravamente contra todas as formas de preconceito: preconceito contra as mulheres, preconceito contra os ladrões, contra as meretrizes, contra os malfeitores. Nesta parábola, Jesus combate nitidamente o preconceito religioso. Os homens que passaram pelo ferido antes do samaritano, o levita e o sacerdote, eram fiéis observadores da lei de Moisés, freqüentavam e cuidavam do templo, mas não tinham amor no coração. Eram os hipócritas da época de Jesus.

Hoje em dia, podemos encontrar muitos hipócritas em todas as religiões. Condenam aqueles que não seguem os seus preceitos (que não correspondem aos verdadeiros preceitos cristãos) e não praticam atos de caridade para com o próximo. Olham para o argueiro no olho do outro e se esquecem das traves que embotam a sua visão.

Nestas últimas eleições, alguns grupos religiosos têm indicado que seus fiéis votem em um fulano e não votem em cicrano, já que “fulano é do Senhor” e “cicrano é de satanás”. Seguindo estas orientações nada orientadas pelo conhecimento evangélico, provavelmente votaríamos no sacerdote e renegaríamos o samaritano, já que este é “impuro”, não é “de Deus”.

Essa não é a opinião geral dos cristãos. Sugiro a leitura de um artigo do pastor Eduardo Santana [5] e de uma carta aberta da CNBB [6].

Respeitando o livre-arbítrio de todos os eleitores, faço um apelo aos cristãos para que não aceitem posições unilaterais de alguns religiosos prepotentes. Os eleitores devem tentar ver além dos preconceitos religiosos, condenados por Jesus. Devemos observar a parcela de bem realizada por nossos candidatos e também por seu grupo político, já que nenhum candidato governa sozinho.
Se nós, como cristãos, tivermos que escolher alguns parâmetros na hora de votar, sejam os parâmetros de Jesus [7]:

“Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então, os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E, quando te vimos estrangeiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E, quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e estando enfermo e na prisão, não me visitastes. Então, eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão e não te servimos? Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.”


*Doutoranda em Física na UENF, Professora do IFF Campos.

Referências Bibliográficas:

1. POLIAKOV, Léon; FIRMIN, Gilles - Les Samaritains. Éditions du Seuil, 1991. ISBN 2-02-012156-5
2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Samaritanos#Perspectiva_judaica_ortodoxa. Acesso em 11/10/2010.
3. Mt 7: 1-5
4. Lc 10: 30-37
5. http://meduardosantana.wordpress.com/2010/10/06/eleicoes-2010-artigo-de-um-pastor-presbiteriano-sobre-os-boatos/. Acesso em 11/10/2010
6. http://www.cbjp.org.br/index.php/nota-da-comissao-brasileira-justica-e-paz. Acesso em 11/10/2010
7. Mt 25: 34-45

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Hipocrisia do uso da propaganda anti-aborto na política

HIPOCRISIA

Será que alguns pastores,
Padres e bispos são decentes?
Pregam em nome da moral,
Perjuram sob o pecado carnal,
Mas estupram nossos inocentes.

Hoje, os santos são contra o aborto,
Deveras não existisse dúbia verdade,
Pois quem pratica a vil pedofilia
Esconde por traz uma biografia
De pecado, nojo e imoralidade.

Abominam ao sopé do sacro púlpito
Com pregações os atos de horror,
Reza e oram fácil – e em tom esnobe,
Porém lapidam o dinheiro do pobre
Dizendo que é para o Senhor.

Juram fácil! E encontram no outrem
Sempre a marca d’algum defeito,
Escondem sob o terno e a batina
Que são míseras aves de rapina
Tirando da miséria sempre proveito.

Dizem que pregam a verdade,
Mas escondem seu real roteiro,
Tiram sempre da sagrada escritura
Frases pra justificar a fértil usura
E encher suas cestas de dinheiro.

Esquecem estes torpes farsantes
Que a palavra de Deus não mente
Com o ferro que ferre, será ferido
Em breve alfim todos submetidos
E julgados ao pé do Onipotente.

Cairão as máscaras que escondem
O verídico escopo de tal intento
Ao dizer que é favor da vida
Mas violentam a infância, perdida
Nos porões das igrejas e conventos.

T. Barreto

domingo, 3 de outubro de 2010

QUE CHATO...!

Ninguém merece!

Segundo Turno com o inexpressivo, soporífero e estupefaciente Serra...e por causa da Marina...uma senadora eleita pelo PT e ministra do Governo Lula.

Espero que a Marina não apóie a Dilma!

Hã ?!?!?!?!

Por que?

Por que aí ela assume que amancebou-se e se aboletou na Direita.

(Desde os meus tempos de estudante da UFRJ, quando fiz formação no velho PCB, que aprendi que a esquerdinha era mais à Direita. )

Espero mesmo que a Marina até mesmo declare apoio a Serra. Aí se desmascara. E o Plínio também, com aquela conversa fiada de que "é contra o regime." Papo furado! Ele voltou é para a Direita, com papinho de Esquerda da praia de Ipanema, das calçadas da Farme de Amoedo.

Mas o que eu tenho certeza é que mesmo que a Marina declare apoio a Serra, ela não obterá a transferência de 100% de seus eleitores.


Conseguirá na melhor das hipóteses, transferir 2/3 deles. Um terço vota na Dilma e nunca mais retorna à Marina.

Na verdade, ela vai é perder cerca de 6 milhões de eleitores para 2014.

Mas a Direita é burra mesmo!

Que chato! Segundo Turno! Ninguém merece...

.
.
.

sábado, 25 de setembro de 2010

Dilma é a presidente do Brasil

Eu entendo que a mídia burguesa, apesar, de lutar com todas as forças para desqualificar a candidatura de Dilma, não tem mais saída. Ela já é a nossa presidenta!

sábado, 21 de agosto de 2010

Eu não aguentei...e escrevi...

Eu disse que não entraria em embates políticos esse ano...
...mas não estou aguentando....

Rosinha foi cassada! Se é justo ou não , não consigo ver dolo na entrevista que ela deu ao "Diário" e nem entendo que isso possa ter influenciado um resultado meses após uma campanha em que ela enfrentava o situacionista, que tinha a máquina da prefeitura com os seus milhões à época.

E Campos vinha de uma história recente de outra perda de mandato que não fora por entrevista...foi pela chegada de helicópteros da Polícia Federal que levaram presos quase todo o gabinete do prefeito de então. Por Roubo! Corrupção da alta! Cifras astronômicas! E o carinha conseguiu retornar e na maciota terminou o mandato como se nada houvesse acontecido!

E Rosinha ter o recurso negado, cassada...por uma entevista?????????

É isso ou estou sonhando?

Bilhões pelo ralo e nada a pagar!

Uma entrevista e cartão vermelho! Impreterivelmente!

Desculpem-me por não haver segurado a promessa, mas essa foi demais para mim...

Eu não aguentei... E escrevi....

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Uma Convidade Especial: Patrícia Bueno

SOBRE ANJOS E ROSAS
Patrícia Bueno

A rosa vermelha foi a primeira visão que tive ao abrir os olhos naquela manhã de inverno. Sobre a estante de madeira, e com seus contornos divinos, ela parecia ilustrar a oração que sempre faço ao acordar. Que nossos dias guardem o perfume da tarde-noite em que a referida rosa chegou às minhas mãos: momentos de homenagem a Chico Xavier.A rosa trouxe recordações do evento. No teatro, de luzes apagadas, somente o clarão no fundo do palco, onde eram projetadas imagens de crianças dando seus depoimentos singelos sobre o maior médium que este país já conheceu. Com seus rostinhos inocentes, ora tímidos, ora espontâneos, os pequenos demonstravam, em frases curtas, todo o respeito e amor pelo missionário mineiro.

Música, teatro, poesia, coreografias... as artes uniram-se como pétalas para formar uma flor chamada gratidão. Gratidão pelos ensinamentos de Chico, por seu exemplo de humildade e devoção ao Criador.
Na Escola Jesus Cristo, fundada em Campos há 75 anos, Chico é figura respeitada, amada mesmo, tanto pelos adultos, como pelas crianças. E todo esse amor exalou como perfume de rosas naquele domingo, seja no coro de crianças e suas doces canções com letras de paz e fraternidade, seja nos belos solos que ecoavam no Teatro Casimiro Cunha, arrancando aplausos.Absorvi toda a energia positiva daqueles momentos. Sensação de pés descalços na areia, paz de sinfonia de passarinhos em mansa alvorada. Chico tem esse poder. O poder de transformar em jardins os desertos de nossas almas, de exaltar a beleza das coisas mais simples, tão ao nosso alcance e, ao mesmo tempo, tão solenemente ignoradas.
Naquele dia, no teatro, ficaram lá fora todos os sentimentos menos nobres, aqueles que ainda fazem do mundo um lugar tão cheio de desencantos. Na manhã de segunda-feira, depois da prece de rotina, contemplei novamente a rosa que ganhei de uma jovem ao final da apresentação: linda, vermelha, aveludada. Entristeceu-me saber que em poucos dias ela não teria o mesmo viço.
Ora, Chico não está mais (fisicamente) entre nós, mas as lembranças daquele homem vestido de luz trazem o frescor de pétalas ainda molhadas de orvalho. Com seu exemplo, saberemos lidar melhor com os espinhos. --
Patrícia Bueno é Jornalista

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Exame Psíquico para jogadores de futebol


Submeter-se à um exame psíquico antes de se profissionalizar no futebol deveria ser uma prática adotada por todos os clubes do Brasil.

Os jovens que tornam-se jogadores profissionais de futebol iniciam sua carreira muito jovens. Muitos têm histórias familiares tristes, de abandono, de violência doméstica. Trazem uma carga genética e social muito pesada. Tudo isso, somado ao fato de ascenderem social e economicamente de forma muito rápida, são um caldo para formação de caracteres psicológicos de alta periculosidade.

Personalidade é genótipo, isto é, determinado por gens. Caráter é fenótipo,isto é, modificado pelo meio ambiente.

Podemos estar formando em nossos grande clubes pessoas com transtorntornos de personalidade, entre eles o de personalidade anti-social, que é conhecido popularmente como psicopatas. Seria este, o caso do goleiro Bruno. Geneticamente tem todas as prerrogativas para um transtorno de personalidade. Socialmente teve todos os ingredientes para deterioração de seu caráter.

Como um clube de importância internacional, a maior torcida brasileira e o maior campeão do país podem se alienar a estes problemas?

Como não prevenir de ter entre seus atletas podem tornar-se pessoas de alta periculosidade?


Por que não instituir exames técnicos com psicólogos e psiquiatras não apenas para prevenir a avalanche de notícias sobre jogadores de futebol nas páginas policiais, mas também para ajudar com terapia psicológica e até mesmo medicamentosa esses jovens arrojados por um mercado insano de um mundo insano, envolvido num modelo econõmico insano, a não destruir
os seus destinos
e o de outras pessoas?

sábado, 3 de julho de 2010

A prepotência e as três cartas na manga


Não entendo de futebol.

Mas sei entender muito bem que o Brasil, ou melhor, a seleção brasileira foi vencida por si mesma e pela prepotência de seu técnico.

Quem é Dunga?

O que foi a "era Dunga"?

Alguma coisa de extraordinário?

Não creio.

O Brasil poderia ter ido para a África com três cartas na manga: Ronaldo (fenômeno), Ronaldinho Gaúcho e Adriano. Gostaria muito de ter assistido a Holanda jogar com o Brasil com os três em campo.

Mas a prepotência venceu as três cartas na manga.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Proposta para 2010

Em função dos grandes embates políticos que surgirão no ano corrente, em vista da acirrada disputa na corrida presidencial, este blog, que continua apoiando a DILMA ROUSSEFF, optará por abster-se de comentários partidaristas, focalizando a sua postagem no objetivo dele mesmo, que é buscar o futuro de um paraíso na Terra.

sábado, 22 de maio de 2010

Dilma está com a eleição na mão

As pesquiisas não param de apontar o crescimento de Dilma .
Mesmo diante de ataques caluniosos da imprensa marrom, vindos da direita , sempre reacionária, e até mesmo de uma esquerda vitima do esquerdismo.





Eu até quero que continuem os ataques a Lula e à Dilma, vindos da extrema direita ou da extrema esquerda.
Parece que quanto mais batem, melhor...







quinta-feira, 6 de maio de 2010

Quem é malandro?


Sempre gostei daquelas provas de Literatura em que nos era dado um texto para interpretação.
Gostaria muito de ter comentado o texto de Chico Buarque sobre o Malandro:
"Eu fui fazer um samba em homenagem

A nata da malandragem

Que eu conheço de outros carnavais.

Eu fui à Lapa e perdi a viagem,

Que aquela tal malandragem,

Não existe mais.

Agora já não existe mais.

Agora já não é normal

O que dá de malandro regular, profissional.

Malandro com aparato de malandro ofiecial.

Malandro candidato a malandro federal!

Malandro com retrato na coluna social.

Malandro com contrato, com gravata e capital,

Que nunca se dá mal...

Mas... o malandro prá valer

(Não espalha!)

Aposentou a navalha,

Tem mulher e filhos e tal e tal.

Dizem as más linguas que ele até trabalha,

Mora lá longe e choacalha

Num trem da Central"

Em primeiro lugar, um sambista como Chico Buarque , diz que quer homenagear aqueles antigos malandros da Lapa e eu me lebrei logo de Moreira da Silva, como um típico malandro na acepção do termo empregada pelo autor.

Diz que perdeu a viagem pois não há mais clones novos de Moreira da Silva na Lapa.

E começa a ver aonde estão os malandros da atualidade.

Tudo profissionalizado. Aparelhados para agir na legalidade. O que era feito de uma forma ilegal, mas quase na ingenuidade, hoje é infinitamente mais malicioso e pernicioso, porém legal.

Os candidatos a cargos eletivos são os grandes malandrões da sociedade. Vagabundos corruptos, eleitos para cargos públicos patrocinados por empresários corruptores que sangram o dinheiro público com a cara encerada.

E esses malandros estampam os locais reservados à Calúnia Social nos jornais da burguesia que fede.

Eles recebem os contratos privilegiados pelos políticos safados que eles elegeram com o dinheiro público desviado. E esbanjam o seu capital nas orgias do capitalismo selvagem.

E nunca se dão mal. Isso é uma constatação. Os grandes malandrões da nossa pátria nunca foram pegos. E se dão bem no fim.
Isso faz-me recordar uma cena do seriado ANOS REBELDES , estrelado por Cassio Gabus Mendes e Malu Mader. Numa cena quando o personagem de Cássio, que é o alter ego do Alfredo Sirkis, retorna do exílio em 1979, na Anisitia, pergunta Malu sobre os seus colegas dos tempos do Colégio Pedro II. Para resumir as respostas, Malu responde: " Os safados, todos se deram bem..."

Essa é a nossa realidade, malandro é aquele que conhece os caminhos do esgoto social, e como um bom rato, embrenha-se pelos porões da ilegalidade e no final, fica sempre bem na mídia, bem na fita, bem para a massa ignara.

domingo, 25 de abril de 2010

NÃO É NADA IMPOSSÍVEL QUE A DILMA LEVE NO 1o. TURNO

Não é impossível que a Dilma ganhe no 1º turno, diz diretor do Vox Populi
Jair Stangler, do estadão.com.br
SÃO PAULO - O crescimento nas pesquisas eleitorais da pré-candidata do PT à Presidência, ministra Dilma Rousseff, ante a estagnação de seu provável adversário, o governador de São Paulo José Serra (PSDB) tem impressionado os diretores dos quatro principais institutos de pesquisa do País. Márcia Cavallari, do Ibope, João Francisco Meira, do Vox Populi, Mauro Paulino, do Datafolha e Ricardo Guedes, do Sensus, estiveram reunidos em São Paulo na tarde desta segunda-feira, 22, para debater o cenário eleitoral, em evento da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas. O professor Marcus Figueiredo, do Iuperj também esteve no debate, mediado pela jornalista Cristiana Lôbo.

BLOG DO TOLEDO: Diretores de institutos de pesquisa veem Dilma favorita

Meira deu o palpite mais ousado da tarde: "não é impossível imaginar que a Dilma ganhe a eleição já no primeiro turno", afirmou. Segundo ele, quando há candidatos carismáticos, a disputa se concentra mais entre as personalidades desses candidatos. Mas, para ele, nem Dilma nem Serra são carismáticos. ‘Carisma não é o nome dessa eleição’, afirmou.

Ele listou alguns fatores que, na sua avaliação, devem decidir a disputa eleitoral. O primeiro seria a economia: se estiver ruim, a tendência é de mudança - mas a economia é o principal trunfo do governo Lula. Em segundo, o aspecto ideológico - nesse caso, diz ele, 56% das pessoas se definem como sendo de esquerda e 30% como eleitores do PT.

Além disso, ele lembra o tempo de TV como decisivo - e a construção das alianças deve garantir um tempo maior à candidata governista. Por último ele cita algum acidente, debate ou fato inesperado que possa alterar a opinião dos eleitores.
Sua avaliação é parecida com a de Ricardo Guedes, do Sensus. Segundo ele, "Dilma tem produto para mostrar, a economia. O Serra não tem. Hoje a tendência é muito mais pró-Dilma".
Cautela

Já Márcia Cavallari, do Ibope, e Mauro Paulino, do Datafolha, adotaram um pouco mais de cautela em suas exposições, embora tenham admitido cenário favorável à Dilma. Os dois usaram a mesma expressão para definir o caso: "pesquisa é diagnóstico, não prognóstico".

"O comportamento do eleitor não é matemático. A campanha ainda tem muita coisa para acontecer. O que a gente sabe é que o eleitor se sente muito confortável de ter votado no Lula e agora fazer essa avaliação de que acertou. Ele pensa: 'Acertei, e o País está tendo avanços'. O eleitor considera que os avanços foram muito mais profundos no governo Lula. A comparação com o governo FHC é prejudicial para o Serra", afirmou a diretora do Ibope.

De acordo com Márcia, um terço está com Serra, um terço está com Dilma e um terço que vai decidir a eleição. Reservadamente, porém, ela destacou que não só a Dilma está crescendo, como há tendência de queda de Serra, ainda que dentro da margem de erro.

Já Paulino lembrou que na pesquisa Datafolha de dezembro de 2009, 15% dos eleitores não sabiam que a Dilma era a candidata do Lula, mas queriam votar na candidata do Lula. "E o que nós observamos em fevereiro, é que ainda há margem de crescimento para Dilma", afirmou.
Segundo ele, a dúvida é saber se Dilma vai transmitir ao eleitorado que tem a mesma capacidade de administração que o Lula tem."O eleitor vai poder comparar Serra com Dilma, Dilma com Lula".

Paulino ainda defendeu que os institutos divulguem sempre sua base de dados, sua metodologia. "A pesquisa não faz prognóstico, mostra o que acontece naquele dia. Na pesquisa de véspera, [Paulo] Maluf ainda estava na frente da [Luíza] Erundina [na eleição para a prefeitura de São Paulo, em 1988, vencida por Erundina]. Deixar de iludir quem consome pesquisa: a gente faz diagnóstico", afirmou.

Já o professor Marcus Figueiredo, do Instituto Universitário do Rio de Janeiro (Iuperj), também presente ao debate, previu um repeteco de 2002, caso o deputado federal Ciro Gomes (PSB) continue na disputa, com o cearense brigando com Serra. Para Figueiredo, "Serra e Dilma são igualmente antipáticos e igualmente feios. Ideologicamente estão muito próximos. O projeto deverá ser exatamente o mesmo".

Erros em pesquisa

Meira foi questionado também pelo fato de o Vox Populi ter apontado, em 2006, vitória de Paulo Souto (então PFL) no primeiro turno, contra o petista Jaques Wagner, que acabou vencendo as eleições em segundo turno. "Às vezes você erra. Só que você nunca ouve um médico dizendo qual a margem de erro de uma operação de apendicite. O pessoal respondia que queria Paulo Souto, mas já estava pensando em mudar de ideia. Mas eu não estava perguntando para ele se ele queria mudar de ideia", justificou.
.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Briguinha de Institutos de Pesquisa...agora é Dilma na frente

Dilma abre 9 pontos sobre Serra, na PBA nova pesquisa Correio/Consult para presidente da República na Paraíba aponta queda do ex-governador José Serra (PSDB) e crescimento das intenções de voto em favor da ex-ministra Dilma Rousseff. Em relação aos outros dois pré-candidatos, o levantamento eleitoral detectou ligeira queda do deputado Ciro Gomes (PSB) e rápida ascensão da senadora Marina da Silva (PV).A petista Dilma Rousseff aparece com 42,81% da preferência do eleitoral paraibano na pesquisa atual. Subiu 7,56 pontos percentuais, já que na primeira pesquisa feita pela Consult no Estado, publicada no início de março, ela tinha apenas 35,25%.O candidato tucano José Serra tem 33,92% na mais recente pesquisa. Houve uma queda de 2,53 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, na qual ele aparecia com 36,45% na preferência do eleitorado paraibano.Já o socialista Ciro Gomes encolheu 1,36 ponto percentual na consulta eleitoral para presidente na Paraíba. Na primeira pesquisa, Ciro aparecia com 7,45% e agora está com 6,09%.Inversamente, a senadora Marina da Silva, pré-candidata pelo PV, subiu 1,35 ponto percentual nessa nova pesquisa. Está agora com 4,90% de intenções de voto na Paraíba. Na pesquisa anterior ela aparecia com 3,55%.Correio

domingo, 11 de abril de 2010

Jovem campista encontrado na Bahia em hospital

Pela Graça de Deus, o jovem Wando Filho encontra-se com vida em hospital no interiro do estado da Bahia.
Em breve retornará aos seus e o mistério de seu desaparecimento temporário se esclarecerá.
Por enquanto, agradecemos as orações e o apoio de tantos quantos preocuparam-se e movimentaram-se neste período de incertezas.

sábado, 3 de abril de 2010

Jovem campista desaparecido em Quissamã


O professor campista Vando Alves de Oliveira Filho, 25 anos, não é encontrado desde manhã de quinta-feira (1º/04), no município de Quissamã.


O que mais aflige a família e dificulta o trabalho policial no resgate da vítima é a falta de comunicação. De acordo com o pai do jovem, Vando Alves de Oliveira, não há contato com o mesmo por celular ou de possíveis seqüestradores.


As Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal da região continuam trabalhando integradas na tentativa de resgatar o jovem.


Ele estava trabalhando numa Farmácia de Quisãmã, que pertence a sua tia. No dia 01 de abril ela encontrou a farmácia revirada, com sinais de assalto e o sumiço de seu sobrinho, indicando a possibiulidade de esquestro.


A farmácia fica localizada na Avenida Francisco de Assis Carneiro da Silva, no Bairro Caxias. Apesar de pacata, Quissamã já registra crimes perigosos, como este seqüestro, comum nos grandes centros urbanos.


É possível que os assaltantes tenham fugido nocarro da vítima, o Fiat Uno, cor preta, placa MQG 3084 (ES).


Policiais militares de Campos realizaram cercos na cidade, principalmente na praia do Farol de São Thomé, por onde os sequestradores teriam estado, vindos de Quissamã pelo Litoral.


A Polícia Rodoviária Federal de Campos e de Casimiro de Abreu também realizaram operações na Rodovia BR-101 (Campos/Rio de Janeiro) a fim de terminar com o seqüestro.


Policiais da 130ª Delegacia Legal de Quissamã aguardam contatos para tentar negociar com os prováveis seqüestradores e a Divisão Anti-Sequestro (DAS) do Rio de Janeiro já foi acionada para orientar e intermediar a negociação com os seqüestradores, caso seja feito algum contato.


Até agora, a Polícia não tem sinal da vítima, do carro ou dos seqüestradores para pôr fim à ação criminosa.
Conheço o Wando Filho desde criança, pois foi cliente de meu consultório.
Ele formou-se junto com o meu filho Pedro no Anglo Campos. Fez curso superior de Matemática.
Lecionou no Anglo Campos Santos Dumont, sendo sempre muito querido entre os colegas, funcionários e alunos.
Estamos em oração para reencontrar o Wando Filho em perfeito estado de saúde.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Paixão é tempo de refexão


Paixão é um sofrimento profundo, sacrificial e voluntário.

Não é vazio, não é masoquismo.

Paixão e renùncia, perdão e abnegação.

É época de reflexão!

Todos podemos e devemos fazer um inventário da própria vida.

Ir ao fundo do profundo poço de nossas almas e buscar o que está escondido. As moedinhas estão lá. Não as vemos e parece que nem as temos.

Mas elas estão lá.

Refletir, eis a questão!