domingo, 21 de dezembro de 2008

Esperança e voto de silêncio


Como o tema da Rede blog versa sobre "esperança" , estando eu em voto de silêncio sobre política, quero falar sobre esse dom.


Sim, a Esperança é um Dom!


Dom é tudo que não pertence à natureza biológica do homem, mas inexplicavelmente pode surgir em nós.


Esperança é uma destas categorias.


Ela é divina! Deus que é o supremos dispensador universal de valores do espírito, concede ao ser humano.


Portanto, se temos a ventura de sentir em momentos absolutamente inapropriados, esta alegria antecipada, esta emoção saudável que sustenta os desassistidos da piedade humana, este sentimento de prazer pela consciência íntima de que o bem almejado será alcançado;

se podemos alcançar este estado de espírito;

Então temos Esperança!


E não é nossa, mas é alcançada por nós!


Não tem uma expressão biológica , como a ira e o medo!


Mas a bondade de Deus permite que tenhamos em determinados momentos de nossa vida, a posse desse estado de espírito, digamos de alteração da consciência normal, que se chama Esperança!


A visão da impiedade humana, a evidenciação da crueldade, do egoísmo, da frieza de corações, da intolerância, das perseguições, das paixões irracionais, da vaidade, da opulência, do escárnio social, das tragédias anunciadas, da inoperância do bem, da imobilidade dos justos, tudo isso nos conduz a Desesperança! Esta sim, é uma qualidade da natureza. É tão biológica como o catabolismo que despreza os resultados inúteis das reações bioqímicas de nosso corpo. É tão real como a entropia que esfria o universo.


Todavia, somos forçados a crer com todas as forças de nosso espírito imortal, que uma graça vem ao nosso encontro. E ainda que diante de todas esta barbárie, de todo o vandalismo cultural e de toda a indiferença dos poderosos, resta uma emoção diferente, um sentimento nobre, um dom especial, um néctar divino que adocica nossas vidas: a Esperança!


Sendo assim, mesmo em meu estado de silêncio, sinto que emerge de uma profundeza inescrutável, uma luz, um foco, uma alegria imensa que aponta para a possibildiade sempre presente de que tudo caminha inexoravelmente para a vitória do bem e do amor.

Nenhum comentário: