domingo, 21 de dezembro de 2008

Nada Pedir, Nada Reclamar

É um lema que o Dr. Bezerra de Menezes ensinou e que Chico Xavier seguiu. Seguiu e ensinou ao meu Pai a seguir também.
Eu estou somente agora na madureza de minha vida a perceber o significado profundo e o alcance deste enunciado.
Estou assumindo uma postura de nada mais pedir.
As consciências estão maduras.
Não é necessário pedir que as pessoas ajudem os necessitados.
Não é necessário pedir que as pessoas ajudem as entidades filantrópicas, principalmente àquelas as quais conhecem.
Todos temos uma clara perpecpção do certo e do errado, do justo e do injusto. O nosso super-ego tem estado bem alerta, mas nós somos ainda Pinóquios aborrecidos com o Grilo Falante. O Grilo era o Super-Ego de Pinóquio, que funcionava num HD externo. O nosso é interno e está bem vivo.
Tenho cometido um erro grave que é de tentar comover pessoas da necessidade de doar, de esvaziar as duras estruturas de nosso egocentrismo. Acho que exagerei ao comentar nos reumatismos psíquicos que esclerosam nossas articulações do espírito e nos tornam imóveis, estáticos.
Não mais pedir, não mais reclamar, não mais me defender, não mais me justificar.
Esta é a reflexão que eu faço, no silêncio de meus desataviados pensamentos.
Este é o aprendizado que obtive com sofrimento. E de que vale a dor, se não for convertida em experiência? De que vale o contundente toque do destino se não gera uma imunocompetência na alma?
Nada pedir, cada consciência doe o que puder e o quanto puder.
Nada reclamar, as experiências são individuais e a hora é de muita ação e pouca filosofia.
Que Deus nos proteja!

Um comentário:

Juliana Tavares disse...

Oi, pai!
Acho que vc está certo... Apesar de que, acho que algumas pessoas precisam ser despertadas de vez em quando para fazer alguma coisa de útil. De qq modo, o importante é que cada um faça sua parte!
Beijos!