terça-feira, 15 de julho de 2008

Campos e Brasil

"Não é a intensidade da pena, mas a
certeza dela que tende a diminuir o crime."

Beccaria


Estive fazendo uma breve viagem e espantei-me ao chegar.

Ligado apenas as notícias nacionais, a repeito do imbróglio judiciário em torno do Dantas, perdi um pouco a noção do quadro campista.

E o que vejo ao retornar? Dois quadros muito semelhantes. Tanto Campos como o Brasil passam por situações semelhantes: corrupção à solta.
A diferença é por conta de que enquanto o executivo nacional está salvaguardado dos respigares maliciosos da crítica geral, não se pode dizer o mesmo do executivo municipal. Aliás, o Legislativo também, pois todos estão no rol dos corruptos.

Desse modo, sinto que nossa cidade parece uma expressão menor do que ocorre em plano nacional, maior. O Exemplo do alto sempre influencia o que está em baixo.

E assim como, as transações coruptas a nível nacional induzem como que por inércia a tansações corruptas na esfera local; estas últimas induzem de certo modo, a uma fração da sociedade aceite a cultura da corrupção como uma coisa normal.

É a imagem que tenho.

A única esperança que tenho é que as ações pontuais da Polícia Federal cotinuem seu curso depurador no cenário nacional e o Ministério Público , aliado a Tribual de Contas Estadual continue também seu paple depurador no cenário municipal.


Nenhum comentário: