quarta-feira, 15 de outubro de 2008

PRESTES E A CONJUNTURA ATUAL


Ser democrata é colocar questões pessoais ou mesmo circunstanciais, abaixo das questões conjunturais da sociedade.


A conjuntura atual pede grandeza de visão.


Para ilustrar, conto um fato que escutei do próprio Luis Carlos Prestes, numa palestra. Olga Benário, judia comunista. foi entregue pelo governo ditatorial de Vargas à Alemanha nazista durante a segunda guerra.


Em 1950, portanto, alguns anos depois, Getúlio Vargas é o candidato das forças progresistas ao governo. Prestes, como secretário geral do Partido, ordena ao Comitê Central que se vote em Getúlio Vargas.


Precisamos muito menos que o paladino da esperança precisou à sua época, para deglutir qualquer desagrado de votar na Rosinha. Ela congrega as forças progressistas de Campos na atual conjuntura. Então ela é o cara.

Ela cometeu erros na vida. Nós não somos promotores, somos eleitores!Não somos ministros do TSE, somos simplesmente cidadãos! Não estamos escolhendo uma candidata a canonização pelo Vativano, estamos escolhendo uma prefeita!
E como tal, está ao nosso alcance escolher quem representa o conjunto de aspirações populares no momento .


Seu nome é Rosinha.
Meu voto é válido!

Um comentário:

Avelino Ferreira disse...

Caro Flávio,

Minha admiração e respeito!

O texto é interessante, mas gostaria apenas de uma correção histórica. Aliás, uma meia correção. O prestes subiu no palanque de Vargas em 1945 (sua esposa hvia sido morta na câmara de gás dois anos antes), quando saiu da prisão, aliando-se ao presidente que declarara guerra ao eixo. Sua atitude não foi bem recebida pelos comunistas, que o acusaram de adesista, vendido etc.. Mostrou, naquele momento, sua grandeza de homem público. A pátria e a liberdade importavam mais naquele momento que a dor que sentia e a repulsa ao governante responsável pela tortura e morte de sua esposa (e quase também de sua filha). Em 1947 foi eleito senador por vários estados. Em seguida, no governo Dutra, que se elegeu com apoio de Vargas, o Partido Comunista foi cassado e toda a bancada de senadores e deputados destituída.

Saudações,
Avelino Ferreira