terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Concurso Público de Macaé terá novo calendário até quinta feira


Concurso Público de Macaé terá novo cronograma até quinta-feira
16/02/2009 - 22h12m
Guilherme Póvoas
As novas datas e o edital retificado do concurso público de Macaé devem sair até quinta-feira. Uma reunião ontem da Procuradoria Geral do Município e da Comissão de Concurso Público junto ao Ministério Público acertou um novo cronograma. O calendário, porém, ainda não foi divulgado pois não está oficializado. Um outro encontro no Fórum de Macaé deve ocorrer hoje. Nele, a Prefeitura deve assinar um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) onde se compromete a fazer os reparos necessários para a condução da seleção pública que preencherá 121 vagas na administração direta e na Fundação Hospitalar.“Estimamos que as novas datas do concurso sejam publicadas até quinta-feira. E amanhã a Procuradoria retorna ao Ministério Público para estabelecer o TAC”, conta o presidente da Comissão de Concurso Públcio, Jorge Aziz. Este é o segundo TAC que o Executivo macaense assina sobre seleção pública. O primeiro foi em setembro de 2007, quando a Prefeitura se comprometeu a realizar um concurso até agosto de 2008. Este primeiro termo foi assinado depois de inquéritos do Ministério Público do Estado que versavam sobre a falta de preenchimento na administração municipal por meio de seleção pública.O concurso deste ano, com provas inicialmente marcadas para ocorrerem no último domingo, foi suspenso na quinta-feira após decisão judicial sobre uma ação civil pública da Procuradoria Regional do Trabalho, sediada em Cabo Frio. O autor da ação que rola na 2ª Vara Cível de Macaé, o procurador do Trabalho Breno da Silva Filho, apontou “vícios” que ferem princípios constitucionais como igualidade, impessoalidade e moralidade na execução da seleção pública. De acordo com ele, “causou estranheza” o tempo curto para as inscrições, sem a possibilidade de ser efetuada de outra maneira que não pessoalmente e em apenas quatro locais da cidade.
Fonte: http://www.odebateon.com.br/2008/noticias/noticia.php?id=7475

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Padre Émile Des Touches ( Monitor Campista, 14/02/2009)





A Rua Padre Des Touches, conhecida por todos, localiza-se em nossa cidade no Parque Leopoldina. Entretanto, poucos hoje sabem quem foi esse eminente pároco católico. Meu pai, Clóvis Tavares conheceu-o na infância, em São Sebastião, na baixada campista. Ele ensinou meu pai a orar, ensinou francês e manteve com aquele menino de nove anos intermináveis colóquios filosóficos. Clóvis era um menino diferente, não gostava de bola, mas amava os livros. O Padre Des Touches, contava-nos papai, nasceu na França, descendente de condes e barões. Sabe-se que sua nobre família possuía um castelo nas proximidades de Paris. Ordenou-se sacerdote na Igreja Católica e, no desempenho de seu múnus eclesiástico, foi um cristão exemplar. Renunciou a sua herança e solicitou uma missão no Brasil. Não foi compreendido em sua decisão radical, entretanto, era digno e virtuoso, profundamente amigo de Jesus em seu genuíno despojamento evangélico. Foi muitas vezes mal interpretado por seus próprios pares, que não puderam aceitar sua alma lucidamente abnegada e santa. E digo santa na sua acepção mais alta de verdadeira saúde. Abandonando os bens e as glórias do mundo, deixou para sempre o seu palácio e suas riquezas na França, onde era um aristocrata. Seu nome nobre era Émile Hertoux Des Touches de Calignie des Fenets. No Brasil, mais precisamente em São Sebastião, era simplesmente Padre Des Touches. Foi um apóstolo humilde de Jesus, vivendo como pobre entre os pobres, em renúncia franciscana, incompreendido e magnânimo, incansável no bem e na caridade: um símbolo vivo do amor. Suas homilias eram uma legítima pregação do Evangelho, exortando aos que o escutavam a mudar suas predisposições emocionais. Contou-me papai, que muitas reconciliações se fizeram por seu intermédio. Diziam que “com o Padre Des Touches era mais fácil perdoar”. Revelou sempre grande cultura e super-humana humildade e jamais foi um intolerante religioso, tratando a todos com a mesma candura de alma. A última vez que meu pai o encontrou foi em Campos. Papai era um estudante do Liceu, estava um pouco esquecido das lições do Evangelho e abraçava no momento o ideal marxista. Des Touches olhou para o jovem de 15 anos, que carregava nas mãos um livro de La Fontaine e disse: - Você vai conhecer alguém maior que La Fontaine! Des Touches morreu em Campos, aos 14 de novembro de 1930.



Flávio Mussa Tavares
fmussa@mcampista.com.br

A verdadeira razão para a suspensão do concurso de Macaé

13/02/2009 - 12h21m

A suspensão do concurso

Eram por volta das 17h30 da última quarta-feira quando a decisão do juiz da 2ª Vara Cível de Macaé, André Souza Brito, sobre a ação civil pública de número 2009.028.001370-6 chegou às mãos da Procuradoria Geral do Município. O despacho atendia ao pedido do Ministério Público do Trabalho sobre a seleção pública para cargos na administração direta da cidade e para a Fundação Hospitalar de Macaé. Resultado: o concurso público que seria realizado neste domingo foi adiado e a Prefeitura terá que abrir um novo prazo de três dias para inscrições às provas. As 14 mil pessoas que estavam preparando a caneta azul ou preta para passar boa parte da tarde de domingo respondendo às diversas questões não terão mais este compromisso. E, ao que tudo indica, logo receberão mais candidatos para disputarem junto as 120 vagas oferecidas.A possibilidade da abertura de novo prazo para inscrição vinha sendo anunciada com exclusividade pelo jornal O DEBATE desde sua edição do dia 4 de fevereiro. Um dia antes, o Ministério Público (MP) tinha sua primeira reunião com a Procuradoria Geral de Macaé, na qual apontava as falhas na execução dos preparativos para a seleção. Porém, apenas ontem a Prefeitura se manifestou de forma oficial. De acordo com o procurador do município, Sérgio Tolledo, que se pronunciou em nota à imprensa, o juiz entendeu que o critério adotado para a isenção da taxa de inscrição não estava correto. “Um dos critérios exigia que para ter direito à isenção da taxa de inscrição, o candidato teria que comprovar residência em Macaé há mais de 24 meses. O juiz entendeu que este item violaria o princípio da isonomia”, explica o procurador na nota.A primeira parte das inscrições do concurso público de Macaé, que ocorreram entre os dias 6 e 8 de janeiro, formaram grandes filas nos quatro pontos destinados para o cadastro - já que a inscrição era apenas presencial. Até em função disso, correm pelo menos dois processos contra o Executivo municipal nesta comarca. Segundo a Comissão de Concurso Público da cidade, uma nova reunião da equipe organizadora desta seleção ocorrerá na segunda-feira. “A partir daí é que teremos as datas dos três dias que serão abertos para novas inscrições”, explica o presidente da comissão, Jorge Aziz. Ele recebeu a decisão judicial que suspendia a aplicação das provas para este domingo por volta das 19 horas de quarta-feira, diretamente das mãos da Procuradoria.Procuradoria se reúnecom promotores do casoA comissão vai fazer um novo planejamento e publicar um novo edital provavelmente até quarta-feira da semana que vem. Segundo Aziz, não há como projetar datas, mas uma coisa está quase certa: “Provas só depois do Carnaval, antes não tem como.” De qualquer forma, a comissão garante que as novas inscrições serão feitas do mesmo modo como as feitas no início de janeiro: será necessário que a pessoa vá até os locais escolhidos pela Prefeitura. A tendência, porém, é que - ao contrário dos quatro pontos que ficaram circundados de filas entre os dias 6 e 8 de janeiro - o Executivo destine maior número de locais para inscrições. Segundo a Procuradoria, o objetivo é que as provas sejam realizadas ainda em março. Também na próxima segunda-feira, os advogados da Prefeitura irão se reunir com o promotores que questionaram itens do edital do concurso. Já na terça-feira, a Procuradoria volta ao Fórum de Macaé. Desta vez vai participar de audiência com André Souza Brito, o juiz que decidiu na tarde de quarta-feira adiar o concurso público.

Inconstitucionalidade edescumprimento a TAC.

Ontem, a Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região do Estado, sediada em Cabo Frio e que abrange a cidade de Macaé, publicou uma nota explicando o caso. Segundo os procuradores que entraram com ação civil pública junto à comarca do município, os trabalhos começaram a partir de denúncias que alegavam irregularidades no edital - como vícios que ferem princípios constitucionais como igualdade, impessoalidade, moralidade, publicidade e ampla acessibilidade aos cargos públicos. A ação também questionou o prazo de inscrição, pelo fato de a Prefeitura não ter permitido que fossem feitas pela Internet.“Causou estranheza aos autores o exíguo prazo fornecido pelo município para as inscrições, sem possibilidade de ser efetuada de outra maneira que não pessoalmente e em apenas quatro locais do município”, diz o procurador do Trabalho, Breno da Silva Filho, que assinou a ação junto com a promotora Sabrina Carvalhal Vieira. Outro aspecto que suspendeu o concurso foi a isenção da taxa, já que a cláusula só valia para candidatos de Macaé. “Esta exigência viola, de uma só vez, o princípio da igualdade e da ampla acessibilidade aos cargos públicos. Estes princípios exigem que a administração pública trate todos os interessados de forma igualitária, sem discriminações, exigindo-se os mesmos requisitos para todos aqueles que se apresentem nas mesmas condições”, explica o procurador na nota.O texto ainda aponta o critério do edital para desempate em caso de candidato idoso. Segundo o Ministério do Trabalho, o edital não respeitou o Estatuto do Idoso, que estabelece a idade como quesito principal de desempate. A atribuição de pontos à experiência profissional e a desproporcionalidade da pontuação atribuída à prova de títulos também foram aspectos considerados irregulares e questionados na ação. De acordo com a decisão da Justiça, o principal motivo da suspensão da prova reside na inconstitucionalidade da cláusula 6.3 do edital, já que houve desrespeito ao princípio da igualdade “posto que foi fixado que a isenção da taxa de inscrição somente poderia ser efetivada para os residentes de Macaé”. O desenrolar todo deste concurso público tem início ainda em setembro de 2007. Naquela época, a Prefeitura de Macaé assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e ao Ministério Público do Estado. Neste TAC, o Executivo se comprometia a realizar concurso público até agosto de 2008, segundo o divulgado pela Procuradoria Regional do Trabalho. O termo de ajustamento teve origem a partir de dois inquéritos civis no MPT e um inquérito civil no MP-RJ. Os procedimentos versavam sobre a não-realização de concurso público na administração pública direta.Já a Prefeitura de Macaé argumentou que o prazo de inscrição do concurso estava previsto no TAC. Entretanto, alegam os procuradores, além de outras denúncias apresentadas desde a publicação do edital em dezembro de 2008, o cronograma previsto no acordo para a realização da seleção não foi respeitado pelo município.

Página de instituto mostraa viso feito pela comissão.

Desde ontem, quem acessa o site do Instituto Brasileiro de Administração Pública e Apoio Universitário do Rio de Janeiro (www.ibap-rj.org.br) percebe uma nota de aviso na seção do concurso público de Macaé. Sob o título “Atenção” de cor vermelha, o aviso lembra a decisão da comarca do município e comunica o adiamento da realização das provas deste domingo. Esta nota foi escrita pela própria Comissão de Concurso Público de Macaé e foi enviada às pressas para que a informação atinja todos os 14 mil que fizeram inscrição em janeiro.A ação civil pública vinha correndo desde o fim de janeiro. Da última semana até ontem, a Prefeitura de Macaé garantia a realização da prova neste domingo negando “qualquer alteração” no calendário do edital. Na primeira semana de fevereiro, o Ministério Público sugeriu a abertura de novos prazos de inscrição. Assim, segundo a Procuradoria, a decisão cabia unicamente ao chefe do Executivo municipal. A sugestão acabou não sendo acatada. Resultado: as novas datas para inscrição acabam sendo feitas por meio de decisão judicial e o concurso adiado há três dias da aplicação das provas.Enquanto as datas apontadas para o calendário da seleção no primeiro edital estavam valendo, a projeção da organização era de que o resultado sairia até a metade de março. Com as alterações, muito provavelmente na metade de março será quando as provas acabarão sendo feitas. O concurso oferece 121 vagas em 110 funções da administração direta e indireta, tendo cargos em níveis do ensino fundamental, médio, superior e técnico. O cargo mais concorrido era o de auxiliar de serviços escolares, sendo 3,1 mil candidatos para duas vagas disponibilizadas. Em seguida vinha a função de assistente administrativo, com exigência de nível médio. Este cargo tinha cerca de duas mil pessoas concorrendo por duas vagas. Agora, a tendência é que a disputa aumente ainda mais. Os salários vão de R$ 484,02 a R$ 1.980,27

Autor: Guilherme Póvoas

Fonte: http://www.odebateon.com.br/2008/noticias/noticia.php?id=7391

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Possível conselho das Universidades de Cambridge e Harvard

Possivelmente ass universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:.
Tentei confirmar nos sites das mesmas e não consegui nada semelhante a "20 Healthy advices".
Mas como em Listas e médicos estão sendo divulgados sem nada que faça a mensagem parece a um Hoax, sisponibilizo aqui, deixando apenas a dúvida se foi realmente das universidades citadas:

1- um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2- salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

4- mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5- adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerirevita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetese ataques de coração.

6- o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

7- fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e brancoem frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8- comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando ostomates estão em molhos para massas ou para pizza.

9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes por semana(aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos.

11- usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- Sorrir. Uma boa risada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 boas risadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13- não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.

14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15- desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.

17- colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

18- reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.

19- comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida: -comer chocolate. Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio. - pensar positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente. Ser sociável: pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família. - conhecer a si mesmo.
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo. Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Suspenso o Concurso da Secretaria de Saúde de Macaé

ATENÇÃO

Em virtude de decisão judicial de 11 de fevereiro de 2009
– Processo nº 2009.028.001370-6 –, proferida pelo Meritíssimo
Juiz de Direito Dr. Andre Souza Brito, a Comissão Organizadora
o Concurso Público para provimento de cargos para a Administração Direta
e Indireta do Município de Macaé comunica o adiamento da realização
das provas de 15 de fevereiro de 2009. Solicitamos aos
candidatos que acompanhem atentamente as informações
divulgadas em nosso site e no veículo de publicação oficial do
Município de Macaé.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Campos tem um carma? Monitor Campista 07/02/2009



Campos pode ser uma cidade maldita? No Antigo Testamento há exemplos de castigo divino sobre cidades. Sodoma e Gomorra foram destruídas por ordem expressa de Deus.
Nínive teria o mesmo destino que, embora predito por Jonas, não se realizou. Deus havia solicitado a Jonas para ali pregar o arrependimento. Jonas, que nenhuma simpatia nutria por Nínive, fugiu. Achava que as pessoas não se arrependeriam e preferiu desse modo, que a cidade fosse riscada do mapa de uma só vez. Jonas embarcou no porto de Jope, mas seu navio quase indo à deriva, os marinheiros consideraram Jonas azarado e atiraram-no ao mar. Em alto mar, Jonas foi deglutido por um cetáceo e cuspido na praia. Somente após esse fato é que Jonas percebe que não deveria ter desobedecido a Deus. Retorna a Nínive, prega o arrependimento e o povo da cidade, surpreendentemente se converte. Nínive não foi destruída. Jonas não gostou, pois tinha “um nome a zelar”. Ele profetizara a destruição e esta não aconteceu. Deus achou mais importante zelar pela cidade. Jesus lançou uma maldição sobre Jerusalém, que foi destruída no ano 70. E aí fica a pergunta no ar? Campos pode ter sido vítima de uma maldição dos escravos que aqui foram supliciados e dizimados aos milhares, convertendo a região em uma das mais violentas do Brasil? Não creio nisso. Campos têm um padrão comportamental reconhecido por todos os “estrangeiros” que aqui vem morar. O carma, isto é a resultante de forças de causa e efeito para uma alma coletiva de uma cidade é um complexo sistema de equações. Nesse caso pode-se supor que, se existe alguma determinação celestial para punir a alma coletiva de Campos, poderia a ordem ser mudada, assim como em Nínive, se o comportamento da maioria do seu povo melhorar também. Não há determinismo de Deus para se destruir coisa alguma. Deus é Pai. Não se interessa um punir, mas em ensinar. A nossa cidade só pode ser relegada ao abandono e ao desalento por ação de seus próprios representantes. Campos não têm um carma, isto é, não é uma cidade maldita. Mas os seus governantes certamente adquirem responsabilidade diante de Deus sobre suas ações no destino de todo um povo. Não se pode culpar a Deus. A classe dirigente é absolutamente responsável pelas aflições pelas quais passa a população. Toda lágrima será computada na conta eterna de quem a causou. Como disse certa vez Chico Buarque: "...você vai pagar e é dobrado, cada lágrima rolada neste meu penar..."
Flávio Mussa Tavares
flaviotav@gmail.com

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Morador de rua é impedido de ter acesso à Universidade


O morador de rua Geovan de Sousa Araújo, de 38 anos, foi impedido de efetuar a matrícula no curso de matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (3), pela falta de um documento. De acordo com a assessoria de imprensa da universidade, Araújo não apresentou o comprovante de conclusão do ensino fundamental, mas possui o comprovante de conclusão do ensino médio. Ainda assim, segundo a universidade, ele precisaria de ambos os documentos e não é possível abrir exceção para nenhum dos vestibulandos para não prejudicar outros candidatos. Araújo nasceu no Piauí e tenta há 19 anos passar em um vestibular de uma faculdade pública. Neste ano ele esteve pela primeira vez na lista dos aprovados, mas, segundo afirmou ao G1, perdeu o comprovante há cerca de um mês. O pedido da segundo via, segundo ele, já foi feito para a Secretaria de Educação do seu estado, mas só deve ficar pronto dentro de 20 dias. “Eu só queria tentar conversar com o reitor para explicar meu caso. Minha família está no Piauí tentando agilizar a emissão da segunda via desse documento, mas não sei se será possível. Já fui avisado pela universidade que estou entre os que ficarão de fora do curso”, diz. Apesar da decepção, Araújo diz que não vai desistir do sonho do diploma universitário. “Já estou há tantos anos tentando que não vai ser por isso que vou desistir”, afirma.
diz.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

João Batista, Buda e o Caráter

MonitorCampista, 31 de janeiro de 2009

João Batista nos propôs na sua pregação de arrependimento uma revisão de nossos padrões de comportamento. Ele foi um grande psicólogo e adotou um método cognitivo comportamental. Sabia ele, intuitivamente, que o nosso cérebro constrói padrões comportamentais que são nada mais que estratégias que costumam funcionar bem através de nossas vidas. Por exemplo, a rebeldia funciona, o egoísmo funciona, a ambição, a ira, a violência, a inveja, a gula. Todas estas estratégias são empregadas automaticamente por nós na infância e muitas delas permanecem após a idade madura. Isso demonstra que o amadurecimento espiritual é sempre tardio. Construímos o nosso presente a partir de nosso passado e o nosso futuro sobre o substrato que chamamos presente. Portanto é possível programar nossa vida segundo nossos padrões de pensamento e de comportamento. A sequência apresentada Sidharta Gautama, o Buda, conhecida como cadeia búdica é: Vigie seus pensamentos, eles se tornarão seus desejos. Vigie seus desejos, eles se tornarão suas palavras. Vigie suas palavras, elas se tornarão suas ações. Vigie suas ações, pois se tornarão um hábito. Cuide de seus hábitos, pois se tornarão seu caráter. Cuide de seu caráter, pois ele construirá seu destino. Percebe-se que em cada elemento da cadeia a possibilidade de atuação é diferente. Para vigiar os nossos pensamentos e os nossos desejos, pode-se buscar ajuda psicológica e também a religião. Para controlar as ações, há a ajuda da religião, repressora. Muitos deixam de cometer atos oriundos da ira, por causa de uma proibição moral. A repressão da violência que reside dentro de nós impedirá que ela se converta em um hábito, isto é violência por impulso, violência automática, indomável. Para os hábitos, que são hoje considerados comportamentos compulsivos e obsessivo-compulsivos, a religião sozinha é insuficiente. É necessária a atuação de uma terapia, em geral da linha cognitivo-comportamental. Esta ajuda a pessoa a libertar-se das "ordens" inatas para a ação inconveniente ou anti-social. Quando o caráter está envolvido, e o indivíduo se tornar incapaz de sentir o desconforto do seu mau hábito, só mesmo através dos medicamentos é que poderá ser estabilizada a sua patologia psíquica.
.
Flávio Mussa Tavares

sábado, 31 de janeiro de 2009

LAÍS PEIXOTO, uma valente que volta


Acompanhando a idéia do amigo Ricardo André Vasconcelos, de homenagear a Laís com um poema, vou deixar aqui a poesia de Auta de Souza que consta de seu único livro HORTO e que trata-se de uma rara e sublime exposição sobre o tema que o Padre Antônio Vieira considerava " a mais indesejável das gentes", que é a morte.


Fugir a mágoa terrena
E ao sonho que faz sofrer
Deixar o mundo sem pena
Será morrer?
.
Fugir neste anseio infindo
À treva do anoitecer,
Buscar a aurora sorrindo
Será morrer?
.
E ao grito que a dor arranca
E o coração faz tremer,
Voar uma pomba branca
Será morrer?
.

Lá vai a pomba voando
Livre, através dos espaços...
Sacode as asas cantando:
"Quebrei meus laços!"
.
Aqui n’amplidão liberta,
Quem pode deter-me os passos?
Deixei a prisão deserta,
"Quebrei meus laços!"
.

Jesus, este vôo infindo
Há de amparar-me nos braços,
Enquanto eu direi sorrindo
"Quebrei meus laços!"

Auta de Souza (HORTO)

E rogando a Deus que receba essa corajosa mulher, que enfrentou a ironia, enfrentou a crueldade humana, a estupidez dos poderosos e a covardia dos pusilânimes.

Que ela receba a glória por suas atitudes e por seu caráter sincero, amigo, bondoso e cativante!

Viva Lalá!
Viva! ... Lalá!

(A foto acima é "emprestada so blog do Ricardo André e ali estão na ordem da esquerda para a direita, as irmãs, as filhas do Peixotinho e D.Baby : Marise, Alcione, Laís, Joana e Nina)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O CONTRA-EXEMPLO DA ELITE (artigo no Monitor Campista)


O CONTRA-EXEMPLO DA ELITE
"E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele." Mt 2:3
O exemplo vem de cima, diz a sabedoria popular. Já foi dito que uma sociedade evolui psicologicamente, culturalmente e sociologicamente através do exemplo de dignidade de seus governantes. Uma elite que pauta sua conduta pela ética e por princípios morais elevados certamente conduz os seus tutelados a um maior padrão moral e ético. A sociedade reflete no nível coletivo o padrão psíquico de sua classe dirigente. Ela evolui em uníssono com os bons governantes e entra em processo de degradação moral e ética com o exemplo indigno, exposto de modo ostensivo pelas elites do poder. Quem primeiro observou esse fenômeno foi o evangelista Mateus, referindo-se ao momento em que Herodes soube pelos magos do oriente, que um rei havia nascido. Ele perturbou-se, isto é entrou em estado de pânico. Naturalmente, temendo perder as vantagens ilícitas sua posição. Este transtorno psíquico de Herodes produziu uma ansiedade generalizada por toda a população de Jerusalém. Através dos tempos os herodes tem se multiplicado. O arquétipo herodes é de mandatários de poder temporal absolutamente indignos. São corruptos, que vendem a sua alma, traem seu povo e desesperam-se ante a possibilidade do eclipse de seu poder. Ademais, tornam-se grandes perdulários, devassos e se envaidecem com a ostentação de sua opulência. Com semelhante quadro estampado nas mais diversas formas de mídia, a pureza original inata do populacho também entra em processo de deterioração. Cenas extravagantes se reproduzem em todos os níveis sociais. Vivemos um destes momentos de banalização do sentimento, quando a corrupção de todos os valores morais tornou-se rotina. O sagrado reduziu-se hipocritamente a nada. Essa dissolução de valores éticos no escalão superior da sociedade difunde-se com efeito multiplicador e devastador. Ela degenera toda uma geração, que lega à geração subseqüente, estes contra-valores éticos, como se fosse a norma. É assim que, atenua-se a intolerância contra a corrupção. É desse mesmo modo que a TV impõe o degradante espetáculo da intimidade de pessoas inescrupulosas, escandalosamente expostas no vídeo. E essa devassidão devassada é considerada normal. E a quem debitar um prejuízo moral deste quilate? O contra-exemplo da elite tem efeitos deletérios por, quiçá, três gerações, fazendo crescer em proporção geométrica os seus malefícios. Que tenha Deus piedade destes novos herodes.

MONITOR CAMPISTA, sábado, 24 de janeiro de 2009

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Saulo, meu filho!




Essa fera aí da foto, meu filho Saulo, aluno do Anglo Campos, Colégio Santos Dumont, está aprovado até o


momento para três faculdades de Medicina: uma particular, a Faculdade de Medicina de Campos ( 20*) e duas públicas: a Universidade Federal Fluminense, em Niterói (22*) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé (9*).


Ainda falta o resultado da Universidade Federal de Juiz de Fora.



Podem me chamar do que quiserem, mas só eu posso sentir o que eu estou sentindo!


Que Deus o abençoe e gratifique seu esforço e sua tenacidade!


segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Kate Lyra e Gilmar Mendes



Diante da gentileza de nossa Suprema Corte diria uma antiga personagem de porgramas humorísticos:


- Brrasileiro é ton bonzinho...!
.
.

MONITOR CAMPISTA 17/01/2009 : Coragem de Ano Novo


Refletindo sobre nossos irmãos campistas desalojados, é possível sentir quais foram suas emoções nesta época do ano. Talvez emoções de mágoa e melancolia, desesperança e frustração. A perda do abrigo é uma das mais angustiantes para o gênero humano. O psiquiatra americano Abraham Maslow, sugeriu que as nossas necessidades evoluem a partir das necessidades físicas até as espirituais. Escalonou cinco delas e as desenhou em forma de a pirâmide. São elas: 1-Necessidades fisiológicas fundamentais, como a fome, o sono, o sexo, a excreção; 2- Necessidade de Abrigo e segurança, que vão desde o sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego, estabilidade e seguro-saúde; 3- Necessidades sociais, sentimentos como ter família, pertencer a um grupo, estar em comunidade; 4-Necessidade de aprovação, do reconhecimento dos outros; 5- Necessidade de auto-realização, de transpor limites, de transcender. Considerando que o Abrigo está no segundo nível de necessidades, é possível inferir que no momento em que se tem a exata consciência de se tê-lo perdido, tem-se a sensação subjetiva de perda de sua proteção e de sua família. É uma emoção limite da alma. Acompanhando o noticiário da imprensa campista sobre a catástrofe ambiental que sobre nós se abateu, chega-se a conclusão de que perto de 50 mil pessoas passaram o Natal e o Ano Novo fora de suas casas, de seu habitat, de seus abrigos. São 50 mil seres humanos feridos em um calcanhar de Aquiles nuclear da alma. E as perdas humanas? Estas fazem crescer sobremaneira a dor. Passar estas datas sob a emoção de uma forte dor é sempre profundamente melancólico. Todavia, o Ano Novo convida inevitavelmente o homem a refletir sobre a Esperança. Inexplicável esperança, contudo, paradoxalmente real! É esse humanamente inexplicável movimento do espírito humano que se deve atribuir ao Amor de Deus. Um Deus dispensador universal de bênçãos! E é por isso que o Ano Novo suscita uma estranha Coragem ao homem. Coragem para fazer projetos, coragem para doar-se. Coragem para despojar-se de bens materiais que muita vez intoxicam o nosso espírito cansado de ambição e egoísmo. Basta de individualismo. É hora da fraternidade sem acepção de pessoas, como o amor de Deus. É época de solidariedade, de plantarmos sementes de uma nova geração sobre a Terra. Nova Terra sob um novo Céu. Terra onde a Esperança será a têmpera da evolução de nossa sociedade.

sábado, 24 de janeiro de 2009

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Estou no MONITOR CAMPISTA

É com muita honra que comunico aos leitores deste blog que a paritr deste próximo sábado , estarei colaborando com o jornal MONITOR CAMPISTA no caderno Cultura com Temas variados de filosofia, cultura, religiosidade e saúde física, psíquica, individual e coletiva.

Agradeço o convite à editora do jornal Patrícia Bueno!

domingo, 11 de janeiro de 2009

ROCK é cultura... e... SOLIDARIEDADE!...

Campos Rock da Solidariedade . Os roqueiros em defesa da vida!!!

Data; Dia 25 de janeiro de 2009.

Local; Ginásio do Americano Futebol Clube

Horário; a partir das 10h.

Entrada: produtos de limpeza , alimentos não perecíveis , roupas e colchonetes.

Motivados pela solidariedade, companheirismo e a obrigação de ajudar o próximo.

No dia 25 de janeiro os músicos de Campos e região tem um encontro marcado no Ginásio do Americano. Futebol Clube.

Com o sugestivo nome de "Campos Rock da Solidariedade", este evento musical tem como objetivo central arrecadar o maior numero possível de doações para os desabrigados das enchentes em nossa região. O evento chama atenção também pela presença de varias bandas de rock, com estilos musicais diversos.

São artistas de nossa região, que priorizam a boa musicalidade com letras de autoria própria.

A programação do evento conta com a participação de 12 bandas de rock ,durante os intervalos termos o som dos DJ Nick Ferreira e Adriano Lopes , apresentação de praticantes de Skate em uma Mini-ramp e do atleta de frestylle Carlos Negão.

O projeto "Campos Rock da Solidariedade", não tem qualquer vinculo exclusivo com qualquer empresa, nem tem como objetivo obter qualquer lucro com a venda de ingressos ou similares.

O evento conta com a colaboração de voluntários, que abriram mão de qualquer pagamento ou cachê para ajudar na estrutura, ou mesmo, para apresentar o seu trabalho musical.

Toda e qualquer doação de alimentos, roupas, produtos de limpeza, e outros, serão encaminhadas para secretária de promoção social do Município de Campos.

Ficando a cargo da mesma, distribuir da melhor maneira as doações para os desabrigados.
As bandas participantes são:

Cactus Kid,
3 º Mandato,
Reubes Pess,
Aviadores do Brazil,
Kamikaze 80
Segredo de Estado
Projeto Punk,
Eixo nacional,
Shanner Dragon
Inner Side,
Evolução da Espécie,
RD,


Aos amigos e companheiros da área de comunicação solicito que na medida do possível nos ajude na divulgação do evento. Romualdo Braga, voluntário e Membro da Comissão Organizadora do Evento. Contato: (22) 99083034

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

BIÓLOGO CRIA ARMADILHA CONTRA O AEDES


Do jornal Diário do Nordeste, 24 de fevereiro, 2005



CRATO (CE) — Preocupado com a proliferação do mosquito transmissor da dengue nessa época do ano, o biólogo Roque Morais de Brito, funcionário da Secretaria de Saúde do Estado e coordenador das endemias e zoonoses da Célula Regional de Saúde de Brejo Santo, inventou o que ele classifica de uma armadilha mortal para o Aedes aegypti com o nome de “Exterminadora das Futuras”.
O equipamento é simples e prático. O biólogo utilizou um depósito plástico de refrigerante de dois litros que é cortado acima do meio. A parte superior é colocada de cabeça para baixo na inferior, formando um funil fechado em baixo com um plástico. Ao lado funciona um suspiro feito com a tampa da garrafa de refrigerante furada. Em seguida, o depósito é cheio de água. Está pronta a armadilha.
O objetivo, segundo Roque, é a retenção das proles dos mosquitos, reduzindo progressivamente a sua disseminação no ambiente e, conseqüentemente, o número de casos de dengue.
Funcionamento: O funcionamento do equipamento é simples. As fêmeas dos mosquitos são atraídas pela evaporação da água acumulada na parte superior externa do recipiente para fazer a sua ovoposição. As larvas passam naturalmente para a parte externa da armadilha, ficando confinadas, enquanto os mosquitos adultos ficam presos na parte interna. De 15 em 15 dias, a água é trocada, colocando-se uma colher de sopa de detergente e agitando-a.
O biólogo recomenda que a armadilha seja instalada nos locais sombreados de casas, prédios e árvores. Roque Morais de Brito diz não ter nenhum interesse comercial no invento. O objetivo é ensinar as pessoas uma forma prática de exterminar o mosquito e combater a dengue na região.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Opção de Tratamento Homeopático na Rede Pública


O Município de Macaé no seu próximo concurso público para a área de saúde vai abrir vagas para médico homeopata.


Independente de o gestor da saúde no município aceitar ou não as doses mínimas da homeopatia, considero que é importantíssimo oferecer essa modalidade de tratamento para o públco do SUS, para o público que não pode ter um plano de saúde.


Alguém pode argumentar: mas o estado não pode arcar com gastos em uma modalidade terapêutica que não é comprovada cientificamente.


A minha resposta a esse argumento é: o estado não vai aumentar o seu gasto, vai reduzí-lo!
Ademais, a questão da cientificidade da homeopatia é uma questão da biologia molecular, não é da medicina! A medicina trabalha com resultados empíricos e não com modelos "in vitro".


Se o público sem-plano de saúde não puder ter acesso à homeopatia por falha de comprovação biológica de sua eficácia, deveria ser proibida a sua prática privada e consequentemente pelos planos de saúde.


Não é o que se vê!
Quase todas as empresas de medicina de grupo oferecem a homeopatia com opção terapêutica. Há uma grande demanda e sobretudo, há apresentação de resolutividade nas estatísticas das empresas de medicina de grupo. Uma empresa particular não paga este serviço por opção filosófica. Paga por causa da demanda e por causa da comprovação clínica da eficácia.


Espero que todos tenham entendido a diferença da comprovação da eficácia biológica e a comprovação da eficácia clínica. A primeira é em células. A segunda é em seres humanos.


Desse modo, entendo que democraticamente os municípios, como o de Campos, poderiam seguir o exemplo de Macaé e iniciar um programa de medicina homeopática, acupuntura e fititerapia, também chamado de programa de medicina complementar. Esse programa poderia oferecer consultas nos postos médicos em regime ambulatorial e nos chamados NASF.


O NASF é um programa que significa núcleo de apoio à saúde da família. Funciona em sintonia com o PSF e abrange dois ou três polos do mesmo. Além de Homeopatia, o NASF oferece Psiquiatria, Psicologia, Fisioterapia e Acupuntura. A sua implementação traz mais verba de saúde para a região.


Quem é contra a inserção destas práticas complementares (não são alternativas) na rede pública, ainda não pôde testemunhar a alegria de uma senhora de 80 anos melhor de sua asma. Ainda não pôde ver o riso estampado na face na mãe de uma criança que não apresenta mais episódios recidivantes de amigdalite ou sinusite. Não sentiu como é bom libertar um idoso de antiinflamatórios para seu reumatismo crônico, ou melhorar o humor de um jovem tímido, ou a insegurança de uma adolescente medrosa.
Esses exemplos são reais e os retiro de meu arquivo do consultório e do ambulatório do Hospital Álvaro Alvim, onde atendo o SUS. Aliás, onde há uma demanda reprimida para o atendimento com médico homeopata. Entretanto, apesar de este hospital me ceder espaço para esta especialidade, penso que o mais correto seria que fosse um espaço da secretaria de saúde do município, com medicação homeopática dispensada em farmácia própria ou comprada à uma farmácia local.


Ofereço aos gestores que iniciam a sua nova etapa do cuidar do ser humano em Campos, a possiblidade de um projeto dessa natureza.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Dr. Wilson Paes está na Paz!




Nosso estimado colega Dr. Wilson Paes foi convocado por ordens superiores para assumir uma função em planos mais altos da existência. Essa é a visão que este blog tem a respeito da partida do distinto médico Wilson Paes.




Vá Wilson, na Paz!




Deus te cubra de bênçãos, pois certamente sua conduta em vida fez por merecer esta dádiva!




O corpo está sendo velado na Faculdade de Medicina de Campos e terá o seu descenso no cemitério do Caju hoje, em hora ainda incerta!


domingo, 28 de dezembro de 2008

ENTREVISTA COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO AUXILIADORA FREITAS


NOVO CÉU E NOVA TERRA: A tão propalada aprovação automática é um fim ou uma estratégia para atingir um fim?


AUXILIADORA FREITAS: Penso que não deveria ser nem uma coisa nem outra. Não acredito nem na promoção automática e nem na reprovação automática.


A Avaliação deve ser mais um momento pedagógico da ensinagem e de aprendizagem para que nós educadores possamos encontrar no meio de tantos problemas que a nossa educação enfrenta melhores alternativas da escola realizar satisfatoriamente a sua missão que é ensinar.


Na verdade a avaliação é um meio, uma estratégia, um caminho pedagógico entre tantos que temos para promover, encantar, cuidar do processo de construção do conhecimento dos alunos... Ela não é a principal estratégia do processo. O principal é a esnsinagem que promoverá aprendizagem de qualidade ou não. Só existe "promoção automática" quando não se oferece suporte pedagógico para os alunos vencerem suas dificuldades.


Quando não se mudam os caminhos, não se faz diagnósticos e se age em função dos mesmos.Quando as metodologias de ensino não respeitam o rítmo e as etapas de desenvolvimento do aluno em cada faixa de desnvolvimento da inteligência. Assim se faz não apenas "promoção automática", mas também "reprovação automática".


NOVO CÉU E NOVA TERRA: Qual deve ser o verdadeiro objetivo da educação, atuar no nível cognitivo, emocional ou moral?

AUXILIADORA FREITAS: A educação é bela e apaixonante porque deve cuidar do indivíduo como um todo. A tarefa primordial da educação é ensinar.


A escola é a instituição formalmente criada para promover a construção de conhecimentos científicos, mas estes não ocorrerão se antes não passar a ação docente pela emoção.


Nada chega na razão, antes de passar pela emoção, O ser humano é uma unidade integralizada e é assim que a escola deve vê-lo, portanto cognitivo, emoção e moral devem constituir à base da formação do cidadão.


Gandhi já dizia " a maior arma que o homem possui é o conhecimento, entretando se ela for construída sem o suporte humano poderá ser usada para o mal", logo é fundamental que a escola esteja atenta à integralidade humana para poder construir conhecimento com e na emoção... mas isso só não basta o indivíduo precisa ter princípios como ética, moral para nortear o uso que fará do conhecimento.


NOVO CÉU E NOVA TERRA: Num momento de calamidade pública em que vivemos, é possível transmitir esperança aos pais a partir da educação de seus filhos?


AUXILIADORA FREITAS: Acredito sempre no verbo "esperançar" não de esperar, mas de uma esperança que promove a ação, portanto as dimensões política, social, humana e pedagógica de nossa ação docente devem permear a nossa relação de ensinar e aprender e isto deve também ser considerado na relação que a escola deve estabelecer com os pais.


E esta deve ser sempre de apostar no sucesso dos seus filhos e nunca no fracasso mesmo que este aluno não seja o "melhor" da turma na concepção do professor. Veja bem... Drumond, o nosso poeta maior foi reprovado em literatura na escola .


Tudo em educação tem um pouco de relatividade porque entra a subjetividade de cada um.Dai nossa grande responsabilidade no ato de educacar. Penso que o que vai fazer com que os pais se motivem diante de tantas calamidades é a escola apostar na crença no amanhã como um presente para a vida de seus filhos e buscar tornar esta escola um "presente" para nossas crianças e jovens.


Pais e escolas têm que ser parceiros no cuidar, no amar, no acreditar... Temos que ser "acendedores de lampiões".



NOVO CÉU E NOVA TERRA: É possível uma educação integral que ofereça uma possibilidade de futuro para as crianças?


AUXILIADORA FREITAS: Claro que sim. Acredito na educação integral.


O Brasil é um dos poucos países no mundo em que o aluno fica só 4 horas em atividades , aliás nem 4 horas , pois se você considerar o recreio, a entrada atrasada em sala de aula , as faltas dos professores, este aluno não é atendido no mínimo que a nossa legislçao estabelece.


Então é fácil de concluirmos porque a nossa educação está em piores condições do que a Nigéria, por exemplo. Imagina que o índice dde reprovação na 1ª série de lá está em torno de 11% e aqui de torno de 32%.


São cerca de R$ 9.000.000 .000 de prejuízo de recursos que temos anualmente em função dos altos índices de reprovação, evasão, etc da nossa escola logo tudo isso tem que nos incomodar e nos impulsionar à ação.


Acredito que a educação integral, onde música, cognição, esporte, arte , religiosidade, moral, ética, meio ambiente. responsabilidade profissional ,etc devem ser preocupação dos currículos escolares e então estaremos construindo um homem melhor e uma sociedade mais feliz e justa.



5-NOVO CÉU E NOVA TERRA: Então, a senhora vê com bons olhos a escola em tempo integral?


AUXILIADORA FREITAS: claro , acredito na escola de tempo integral porque ela possiblita o desenvolvimentoda das míltiplas linguagens, tão necessárias ao desenvolvimento dos alunos. Ela é o caminho para que haja atendimento integral ao aluno e ainda ofecere possibilidade de planejamento coletivo entre os professores, além de tirar as crianças da rua.


6 -NOVO CÉU E NOVA TERRA: A senhora acha razoável a possibilidade de parcerias com igrejas que ofereçam seus espaços para educação de adultos e a formação de escolas em tempo integral, desde que seja respeitada o laicismo da educação?


AUXILIADORA FREITAS: Sim, pois só acredito em educação solidária, é claro, sem tirar a responsabilidade do estado, com a educação pública, gratuita e de qualidade.


NOVO CÉU E NOVA TERRA: Tem algum sonho para um futuro próximo em relação a educação?


AUXILIADORA FREITAS: Sim... O que me move é o sonho... Sonho em reconduzir a educação pública municipal de nossa Campos dos Goytacazes ao estágio de uma educação de qualidade com índices de desempenhos reais , verdadeiros construídos pelo trabalho eficiente e eficaz de pais, professores, gestores, alunos e poder público e não forjados em dados que não correspondem à realidade.


Sonho em ver em breve os profissionais da educação deste meu país e daqui de nosso município serem de verdade valorizados pelo seu papel social, humano, político e pedagógico das gerações futuras.


Não haverá futuro sem uma educação sólida e neste contexto encontra-se a valorização do professor e dos alunos. Com escolas equipadas, bonitas, prazerozas e professores com auto-estima elevada e felizes...


NOVO CÉU E NOVA TERRA: Considera que a grande revolução/evolução em nosso mundo partirá de um movimento educacional?


AUXILIADORA FREITAS: Sim. No dia que este nosso país acreditar e agir de verdade na educação haveremos de ter desenvolvimento e crescimento com justiça social.


Nosso país que é rico em terra, água, minérios, flora, fauna ,etc e precisa investir com seriedade no seu cidadão, no seu povo. A educação é capaz de promover a dignidade humana.


Ela não vai combater a pobreza, pois não é a escola que a promove, mas certamente dará aos nossos alunos codições da busca de uma cidadania mais digna.


Todos os países que se tornaram potências mundiais o fizeram através de uma revolução pacífica... A revolução pela educação do seu povo.


NOVO CÉU E NOVA TERRA: Para a senhora qual a ligação entre a educação e a promoção da saúde?


AUXILIADORA FREITAS: Existe uma relação íntima entre saúde e educação. A mais importante é que através da educação podemos fazer saúde preventiva. Quanto mais informada for a nossa população mais hábitos de saúde terá. Por exemplo, uma questão atual a Dengue, quanto nosssos alunos podem contribuir no combate ao mosquito... A educação é com certeza um instrumento importante nesta questão, pois em cada cantinho do município tem uma escola informando e formando nosso povo.


NOVO CÉU E NOVA TERRA: E em relação à tolerância religiosa e a fraternidade?


AUXILIADORA FREITAS: São sustentáculos fundamentais´`a vida humana. Não haverá essência humana sem religiosidade e fraternidade O mundo sucumbirá à corrupção, violência, desamor, egoísmo, invejas, traições... Tudo isso é falta de Deus e então de fraternidade no coração e na.alma dos homens e mulheres deste planeta terra.


NOVO CÉU E NOVA TERRA: Que mensagem gostaria de deixar?


AUXILIADORA FREITAS:


" Tudo vale à pena se a alma não é pequena" (Fernando Pessoa).


Que possamos construir um ano novo de 2009 com alma, com essências de delicadezas, de cumplicidades, de sinceridades, de cuidados, de honestidade , de amizades verdadeiras e de espiritualidade.


Que o sorriso possa ser a arma na construção de um mundo novo.


Que possamos continuar dizendo: - Vale à pena ser honesto - neste mundo que se mostra tão desprovido de valores, princípios e ética.


Um feliz e abençoado ano novo para todos nós.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Coragem de Ano Novo



Refletindo sobre os nossos irmãos, particularmente os campistas, entre os quais conheço alguns, é possível sentir junto suas emoções do Natal. Foram provavelmente emoções de mágoa e melancolia, desesperança e frustração.

A perda do abrigo é uma das mais sofridas pelo ser humano. É o abrigo, a casa um dos sentimentos básicos do homem.


A hierarquia de necessidades de Maslow, é uma escala sugerida pelo psiquiatra Abraham Maslow, indicando que as nossas necessidades crescem e evoluem a partir das necessidades físicas até as espirituais. Maslow escalona então, cinco necessidades e as desenha em forma de a pirâmide. Ei-las :

1-Necessidades fisiológicas , fundamentais, como a fome , o sono, o sexo, a excreção;

2- Necessidades de Abrigo e segurança, que vão da necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego, estabilidade, seguro-saúde, seguro de vida;

3-Necessidades sociais , sentimentos como ter família, pertencer a um grupo, estar em comunidade;

4-Necessidades de aprovação, do reconhecimento dos outros;

5- Necessidades de auto-realização, de transpor os limites, de ir além de suas supostas possibilidades.


Considerando que o Abrigo está na segunda etapa de necessidades básicas, é possível inferir que no momento em que se tem a exata sensação de se tê-lo perdido, perdido a segurança, tendo a sensação subjetiva de perda de proteção própria e de sua família, então é uma condição limite da alma.

Lendo o noticiário da imprensa campista, acompanhando os blogs que noticiam a tragédia ambiental que se abateu sobre nossa cidade, chegamos a conclusão de que perto de 10.000 pessoas passaram o Natal fora de suas casas, de seus ambientes próprios, por mais simples e pobres que possam ser. Isso significa que são dez mil pessoas feridas em uma calcanhar de Aquiles nuclear da alma humana. Sem contar com aqueles que tiveram também perdas humanas, o que apenas faz crescer enormemente a dor.

Sofrer isso no Natal é sempre uma marca melancólica na vida. Todavia, uma semana após o Natal é o Ano Novo e estou certo de que todas estas pessoas, mesmo passando a noite de 31 de dezembro de 2008 em abrigo, terá o coração pleno de Esperança.

Inexplicável esperança, mas real!

E é justamente esse movimento injustificável pela racionalidade humana que atribui-se ao Amor de um Deus bom e dispensador universal de bênçãos!
E é por isso, justamente por isso que é natural que o Ano Novo seja uma época que suscita Coragem em nossos espíritos. Coragem para cultivar esperança, coragem para doar-se, para despojar-se de bens materiais que apenas intoxicam o nosso espírito cansado de ambição e egoísmo.
Basta de individualismo. É chegado um momento própiro para a fraternidade e a solidariedade, para plantarmos as sementes de uma nova Terra, que esteja sob um novo céu, onde a Esperança norteará os projetos para o futuro próximo.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Um Natal Solidário


Pedindo a Deus que todos possam ter momentos de alegria neste Natal, mesmo os que estão vivendo dias conturbados com a perda de seus bens, de seus abrigos, quase de sua esperança...


Para estes, principalmente para estes, que passam este dia sem o mínimo que um ser humano necessita para ser digno de sua espécie: seu abrigo, sua casa, sua morada neste mundo de complexidades sempre maiores, peço a Jesus uma bênção. Peço a Jesus, que também nasceu sem abrigo, sem moradia. Peço a Jesus, que foi exilado, que viu seus pares serem assassinados...
Peço para estes pobres, a bênção da Esperança. Peço uma especial bênção.
A graça de almejar sempre a paz íntima em meio a turbulenta confusão destes dias.


Sei que Jesus veio para todos, mas permita-me Deus, nesta hora elevar o pensamento e pedir para os que passam o Natal absolutamente excluídos das sofisticações da sociedade moderna.
Quero rogar pelos excluídos da colorida vida fútil, das bebidas estupefacientes, do delírio euforizante, da egolatria crescente e da impiedade dominante.


Espero mesmo que a resposta do alto venha com pressa. Que venha bem depressa para que estas verdades aparentes de um mundo materializado e cristalizado possam dissolver-se. E que possam derreter-se a fim de que a nossa socieade se converta um dia, numa socieade de alegrias verdadeiras. Que seja solidária e humana, cordata e fraterna.


Um amplexo de amor neste Natal para os abandonados da sorte, que são também, abandonados pela glacial sordidez de nossos corações.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Nada Pedir, Nada Reclamar

É um lema que o Dr. Bezerra de Menezes ensinou e que Chico Xavier seguiu. Seguiu e ensinou ao meu Pai a seguir também.
Eu estou somente agora na madureza de minha vida a perceber o significado profundo e o alcance deste enunciado.
Estou assumindo uma postura de nada mais pedir.
As consciências estão maduras.
Não é necessário pedir que as pessoas ajudem os necessitados.
Não é necessário pedir que as pessoas ajudem as entidades filantrópicas, principalmente àquelas as quais conhecem.
Todos temos uma clara perpecpção do certo e do errado, do justo e do injusto. O nosso super-ego tem estado bem alerta, mas nós somos ainda Pinóquios aborrecidos com o Grilo Falante. O Grilo era o Super-Ego de Pinóquio, que funcionava num HD externo. O nosso é interno e está bem vivo.
Tenho cometido um erro grave que é de tentar comover pessoas da necessidade de doar, de esvaziar as duras estruturas de nosso egocentrismo. Acho que exagerei ao comentar nos reumatismos psíquicos que esclerosam nossas articulações do espírito e nos tornam imóveis, estáticos.
Não mais pedir, não mais reclamar, não mais me defender, não mais me justificar.
Esta é a reflexão que eu faço, no silêncio de meus desataviados pensamentos.
Este é o aprendizado que obtive com sofrimento. E de que vale a dor, se não for convertida em experiência? De que vale o contundente toque do destino se não gera uma imunocompetência na alma?
Nada pedir, cada consciência doe o que puder e o quanto puder.
Nada reclamar, as experiências são individuais e a hora é de muita ação e pouca filosofia.
Que Deus nos proteja!

Esperança e voto de silêncio


Como o tema da Rede blog versa sobre "esperança" , estando eu em voto de silêncio sobre política, quero falar sobre esse dom.


Sim, a Esperança é um Dom!


Dom é tudo que não pertence à natureza biológica do homem, mas inexplicavelmente pode surgir em nós.


Esperança é uma destas categorias.


Ela é divina! Deus que é o supremos dispensador universal de valores do espírito, concede ao ser humano.


Portanto, se temos a ventura de sentir em momentos absolutamente inapropriados, esta alegria antecipada, esta emoção saudável que sustenta os desassistidos da piedade humana, este sentimento de prazer pela consciência íntima de que o bem almejado será alcançado;

se podemos alcançar este estado de espírito;

Então temos Esperança!


E não é nossa, mas é alcançada por nós!


Não tem uma expressão biológica , como a ira e o medo!


Mas a bondade de Deus permite que tenhamos em determinados momentos de nossa vida, a posse desse estado de espírito, digamos de alteração da consciência normal, que se chama Esperança!


A visão da impiedade humana, a evidenciação da crueldade, do egoísmo, da frieza de corações, da intolerância, das perseguições, das paixões irracionais, da vaidade, da opulência, do escárnio social, das tragédias anunciadas, da inoperância do bem, da imobilidade dos justos, tudo isso nos conduz a Desesperança! Esta sim, é uma qualidade da natureza. É tão biológica como o catabolismo que despreza os resultados inúteis das reações bioqímicas de nosso corpo. É tão real como a entropia que esfria o universo.


Todavia, somos forçados a crer com todas as forças de nosso espírito imortal, que uma graça vem ao nosso encontro. E ainda que diante de todas esta barbárie, de todo o vandalismo cultural e de toda a indiferença dos poderosos, resta uma emoção diferente, um sentimento nobre, um dom especial, um néctar divino que adocica nossas vidas: a Esperança!


Sendo assim, mesmo em meu estado de silêncio, sinto que emerge de uma profundeza inescrutável, uma luz, um foco, uma alegria imensa que aponta para a possibildiade sempre presente de que tudo caminha inexoravelmente para a vitória do bem e do amor.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Pedido de Desculpas


Caro Jornalista Saulo Pessanha, venho pedir desculplas pelo meu destempero nos comentários às suas notas. Realmente eu é que abusei e passei dos limites usando expressões grosseiras como "mentira" e "difamação".
Caso possa esquecer esse incidente,quero reafirmar que sou seu devedor desde 2005, quando ao mesmo tempo que o Dr. Aluysio Barbosa e o Sileno Martinho, fizeram varias notas de apoio ao lançamento dos livros de Clovis Tavares e Nina Arueira.
Mais uma vez apresento aqui as minhas escusas, aproveitando a época natalina, própria para se abrir o coração, arrepender-se, retratar-se, fazer conciliações e reconciliações.Já fiz as retificações em meu blog, retirando as expressões ácidas a seu respeito, além de retratar-me publicamente.
Fique com Jesus!

DIREITO DE RESPOSTA


NOTA DE ESCLARECIMENTO- Direito de Resposta

A Escola Jesus Cristo é uma instituição espírita, fundada há 73 anos, que presta serviços assistenciais, promove cultura e dá assistência moral e espiritual indistintamente, sem acepção de etnia, religião ou classe social. Foi solicitada por seu presidente uma ajuda financeira a um grupo reservado de amigos pela Internet, que de modo imprevisto, divulgou-se além do controle. Esta solicitação deveu-se ao fato de a instituição estar sendo vitima de invasões, sendo necessária uma providência de segurança particular. Não foi aberta nenhuma conta corrente para essa finalidade, como foi divulgado. Esta providência de modo algum afastou a instituição de seus misteres sociais e espirituais, como também e nem houve a suspensão de qualquer beneficência natalina. No domingo 14 de dezembro, realizou-se um almoço de Natal para as comunidades carentes circunvizinhas, que contou com a participação de mais de trezentas pessoas, às quais são assistidas durante todo o ano pela instituição sem que esta mantenha qualquer convênio com órgão público, vivendo apenas das contribuições dos associados e de donativos espontâneos. Aproveito o ensejo para rogar a Jesus um Natal de tolerância e harmonia entre todos. Flávio Mussa Tavares, Presidente.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Saulo Pessanha corrige suas notas na FOLHA DA MANHÃ


Correção

Saulo Pessanha da Folha da Manhã corrigiu as informações do último dia 08/12 em sua coluna naquele jornal. A princípio este blog teceu algums comentários agressivos sobre as suas notas iniciais, mas estou revendo a minha posição, desculpando-me e agradecendo ao Jornalista Saulo Pessanha e buscando a paz neste natal.

Eis as notas de sua coluna do dia 18/12/2008:


Não abriu
A Escola Jesus Cristo, através do presidente Flávio Mussa Tavares, esclarece que nãoabriu nenhuma conta corrente no Banco do Brasil para receber ajuda da populaçãodestinada a cobrir os custos de um sistema de alarme. Mussa confirma, no entanto,que solicitou, de pessoas conhecidas da instituição, uma contribuição para tal fim.

Petit comite
Mussa assegura mesmo que não fez solicitação pública de dinheiro. Apenas limitou-se a um comunicado reservado, ´ou como dizem os franceses em petit comite´. Admite que alguns amigos tomaram a decisão, por auto recreação, de repassar o mesmo, ´o que pode ter tido, como teve, um efeito de progressão geométrica´".

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Sobre notas a respeito da Escola Jesus Cristo, publicadas na imprensa campista

Foto do almolço de Natal da Escola Jesus Cristo, oferecido aos frequentadores das comunidades de Tira- Gosto e Matadouro.

Caro jornalista Saulo Pessanha,
Antes de qualquer ressalva às suas inserções do último dia 08 de dezembro em sua coluna da Folha da Manhã, quero reafirmar a dívida de gratidão que tenho com a sua pessoa, bem como as dos jornalista Sileno Martinho, Michele Mayrink e mais alguns que a memória de meu computador não registra mais, que no ano de 2005, ajudaram-me na divulgação das obras inéditas de Nina Arueira e Clóvis Tavares, meu Pai, então lançadas como celebração dos 70 anos da morte de Nina e dos 70 anos de fundação da Escola Jesus Cristo.
Caro Jornalista Saulo Pessanha, neste ano de 2008, publicamos mais dois livros de meu Pai. Tratam-se de "João Batista" e "Rocha dos Séculos" que são estudos sobre os mais diversos assuntos sob a ótica espírita-cristã. A edição dos livros sempre é realizada com a ajuda financeira de amigos e revertida em favor de nossas obras.
Com respeito às notas copiadas abaixo:
"Pedido
A Escola Jesus Cristo, por conta da violência na cidade, está pedindo, veja só, um SOS financeiro à população. O presidente Flávio Mussa Tavares revela que a entidade tem sofrido pequenos assaltos quase que diariamente. Por conta disso, o que fez a escola? Colocou seguranças no período noturno. Mas acha pouco.
E mais...
Daí que providenciou um sistema de alarmes, ora em concorrência. Para bancá-lo, a Escola Jesus Cristo abriu uma conta no Banco do Brasil. Coisa inédita. O dinheiro doado, pelo menos na circular de Flávio Mussa, não é para o Natal dos assistidos ali. Mas para bancar o custeio da segurança. " ,
é necessário fazer algumas correções às quais, presumo, após a leitura deste e-mail, o qual peço antecipadamente perdão por ser extenso, o senhor retificará no mesmo espaço dedicado às afirmativas.
No último dia 27 de outubro a Escola Jesus Cristo completou 73 anos de fundação. Ela é mantida por seu quadro de associados que livremente estipulam a contribuição à instituição.
Durante cerca de 48 anos a Escola Jesus Cristo manteve, sem nenhum convênio público um orfanato para meninas que em determinadas épocas abrigava cerca de quarenta delas. Já existiu também um orfanato masculino no qual meu Pai, em sua solteirice cuidou de meninos, mas que durou menor período de tempo, cerca de 10 anos.
Desde a década de 60 até meados da década de 90, o orfanato para meninas era da responsabilidade de uma senhora abnegada chamada Valdéia Ribeiro Bueno, que faleceu em 2003. O orfanato nos anos 80 começou a ficar desatualizado em função das novas exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente, que a rigor é de 1990, mas é a culminância de muitas reestruturações do Serviço Social que sistematizou e profissionalizou o que antes era realizado apenas com a boa vontade.
Na segunda metade da década de 90, a Sra. Valdéia, mesmo sem a companhia das crianças continuou, a despeito de sua idade, a residir na instituição. E lá vivia como uma zeladora carinhosa e bondosa com todos que lá buscavam acolhimento amigo durante a semana, em horários não convencionais, de reuniões da instituição. Essas visitas eram em quase a sua totalidade de moradores das comunidades do Tira-Gosto e Matadouro, que ali eram acolhidos com palavras de amor e alguns gêneros de primeira necessidade, muitas vezes de seu próprio consumo pessoal.
Após seu desenlace em 2003, tivemos algumas pessoas que ali foram residir, mas que infelizmente nunca ficaram à altura da competência humana e espiritual de Valdéia.
Neste ano de 2008, ficamos, de imprevisto, sem zelador. Diga-se de passagem que nossos zeladores tem o perfil de um homem ou um casal que não tem residência própria e que ali passam a morar com conforto, além de direitos trabalhistas.
Com a ausência do morador do local, tivemos a sequência de invasões com pequenos furtos e certos atos de vandalismo como sujar as dependências com fezes e algumas depredações.
Numa noite em que fomos chamados para ver os estragos causados por nossos visitantes indesejados, fomos constrangidos a tomar uma atitude de contratar uma vigilância noturna e apreçar a cerca elétrica.
A segurança noturna já foi dispensada e a proteção elétrica ainda está acima de nossas possibilidades. Razão que me fez tomar a atitude de encaminhar uma solicitação dirigida especificamente a alguns amigos. Enviei o e-mail, assim, para algumas pessoas conhecidas, muitas delas que já frequentaram nossa instituição , solicitando uma contribuição para estas providências. Foi uma idéia muito infeliz, pois poucas foram as pessoas que dispuseram-se a fazer o depósito. E foi infeliz, ademais, pois resultou numa informação truncada e numa notificação na imprensa que feriu a história de nossa casa, jamais maculada na imprensa nestes 73 anos de trabalho espiritual, cultural e assistencial.
Outro detalhe é que não foi aberta nenhuma conta corrente para essa finalidade. Esta é a única conta corrente da Escola Jesus Cristo, a qual achei mais razoável indicar os dados para eventuais amigos que se sensibilizassem com o meu comunicado limitado e reservado ou como dizem os franceses, "en petit comite".
Alguns desses amigos tomaram a decisão por auto recreação, de repassar o mesmo, o que pode ter tido , como teve, um efeito de progressão geométrica. Nesse espraiamento da mensagem, é que, provavelmente, chegou ao seu computador, uma mensagem minha nos repasses feitos simplesmente com um teclar "enter".
A título de maiores informações, quero ainda esclarecer ao nosso caro repórter, que nossas atividades em relação aos nossos assistidos sempre são realizadas sem nenhuma divulgação na mídia e muito menos com solicitação pública de recursos financeiros.
Na atualidade, não temos mais orfanatos, que devem adequar-se à nova legislação, e ainda não temos estrutura para tal. Entretanto, temos cadastradas mais de cem famílias que são atendidas aos sábados, onde lhes é oferecido, além da cesta básica, estudos facilitados de Evangelho, aulas de artesanato e um coral de senhoras. Para o ano de 2009, já está programado um curso de Alfabetização de adultos. Continuamos sem nenhum convênio público e preferimos atuar com nossos próprios recursos.
Encaminho ao senhor, Jornalista Saulo Pessanha, algumas fotos do almoço que fizemos com os assistidos na manhã do dia 14 de dezembro, na mesma semana em que foram publicadas as inverdades em sua coluna.
Portanto, sem buscar nenhuma reparação para o meu nome, o qual reconheço indigno e imerecedor de qualquer evidência, solicito do senhor a reparação das notas desonrosas à Escola Jesus Cristo, que tem sido ao longo destes 73 anos um referencial de respeito, cultura, humanidade e constância. Ela se mantém funcionando ininterruptamente, inclusive em épocas como natal, ano novo, carnaval e outras, quando percebemos inclusive que há necessidade de existir um posto aberto para auxílio espiritual, quando se multiplicam os sofrimentos e as necessidades dos desesperançados.
Ratifico minhas escusas pela longa missiva, todavia, não poderia furtar-me à necessária correção da informação, da qual a veracidade constitui a sua face bela.
Lembro também que o fato de uma instituição derivar suas preocupações com a segurança não significa de modo algum que esteja abandonando sua vocação primeira, assim como o fato de um chefe de família, preocupada com a segurança de sua casa, não o desobriga de preocupar-se com seus outros misteres.
Conto assim, com a sua compreensão, no sentido de transmitir aos leitores desde matutino as informações coerentes com os fatos, desfazendo assim mal entendidos e evitando que necessitemos de interlocutores que são sempre mais indesejáveis que o estabelecimento de um diálogo franco e direto.
Despedindo-me coloco-me à sua inteira disposição para maiores informações, inclusive para quando chegarem aos seus ouvidos, ou ao seu computador, informações que não sejam necessariamente verdadeiras.
Informo também que este e-mail tem cópias para outros jornalistas da Folha da Manhã.
Preferindo fazer-nos uma visita, estarei também ao seu inteiro dispor nas sextas feiras às 20 horas ou nos domingos às 11 horas.
Aproveitando a oportunidade da época, rogo a Jesus um Natal de Paz para o senhor, Jornalista Saulo Pessanha e para toda a sua família, bem como para os funcionários e diretores do Jornal Folha da Manhã.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Cineasta Oceano Vieira de Melo em Campos lançando novo DVD Chico Xavier na Escola Jesus Cristo


Nesta Sexta Feira, 05 de dezembro, receberemos a visita ilustre do Sr.OCEANO VIEIRA DE MELO, diretor da DVD Versátil e da sua parteespírita, a Video Spirite.

A Versátil tem produzido vários DVD´s de Kardec, Eurípedes, ChicoXavier e outros.Dessa vez, Oceano recuperou uma entrevista feita com Chico em 1968 ,pelo Saulo Gomes e jamais apresentada.

O DVD novo sobre Chico Xavier será lançado em Campos na Escola JesusCristo, com uma bela apresentação audio-visual às 20 horas.

Contamos com a presença preciosa de todos a quem prometemos uma gratificante surpresa. Quem comparecer, e apenas quem comparecer verá.

Até 05/12!Flávio Mussa Tavares