sábado, 28 de março de 2009

SOU MAIS A DASPU


Entre a Daslu, da socialite Eliana Tranchesi , que vende bolsas iguais às do camelódromo a 3000 reais e a Daspu, organizada por Gabriela Leite, que é fundadora da ONG Davida, e é referência nacional no trabalho social e de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis com prostitutas...


...SOU MAIS A DASPU!



A Eliana foi presa e condenada a 94 anos de prisão , mas O STJ e o TRF concederam habeas corpus a ela. Eliana foi presa em São Paulo nesta quinta após condenação a 94 anos e seis meses de prisão por crimes como formação de quadrilha, descaminho (importação fraudulenta de produto lícito) e falsidade ideológica. (http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/03/27/ult5772u3410.jhtm)

Transporto-me agora ao dia 16 de dezembro de 2005: “Era 16 de dezembro de 2005, rua de batalha Imperatriz Leopoldina, Praça Tiradentes, centro histórico e boêmio do Rio. Com apoio de artistas e um empresário da noite, assistidas por outros profissionais e apreciadas por gente de toda parte, profissão e origem, seis prostitutas da ONG Davida e uma convidada autônoma lançavam a grife Daspu. Concebida em julho e descoberta em novembro, a iniciativa pretendia, pela moda, sacanear o estereótipo da puta, dar visibilidade aos desafios e conquistas do movimento organizado da categoria, destruir o preconceito e a caretice e, claro, vender roupas para gerar recursos. Um negócio social. Desde então, dezenas de desfiles em ruas, boates, espaços culturais, de moda e de arte, em colégios, congressos e até em vagões de trem, presenciados por milhares de pessoas e retratados em centenas de reportagens mundo afora, consolidaram o desejo e a esperança das fundadoras, que também venderam milhares de produtos." (Daspu. A moda sem vergonha, Flávio Lenz, Aeroplano Editora)


Com quatro anos de vida, a Daspu já inspirou até novela e vive dias de glória. Mas o que aconteceu com as prostitutas da grife carioca? As prostitutas ( ou ex-prostitutas) provocaram a dona do mais luxuoso templo de consumo paulistano, desfilam com graça e irreverência por muitas passarelas, agitam a imprensa e, de quebra, atraíram os olhares da rede de magazines mais famosa de Paris, principalmente depois que a dona da Daslu protestou. As garotas da Daspu continuam dão o que falar. Ajudaram a compor a personagem da atriz Camila Pitanga para a novela 'Paraíso Tropical'. Dois livros lançados sobre sua história: “As Meninas da Daspu” (Ed. Novas Idéias, da socióloga Anna Marina Barbará) e o livro de Flávio Lenz acima citado.
Em dois anos de atividade, a marca carioca acumula fama, e as modelos já ganharam páginas de jornais e programas de TV. Mas, algumas não deixaram a prostituição e ainda dependem dela para sobreviver. O sucesso aumentou quando a loja de luxo Daslu, de São Paulo, acusou a Daspu de estar 'denegrindo' o seu nome. O barulho foi o suficiente para a marca carioca participar do 'Fantástico'. Depois, Adriane Galisteu usou um vestido criado pelas prostitutas -originalmente uma camisola 'da noite'-, causando inveja em Jô Soares. Artistas como Marisa Orth, Betty Lago e Supla posaram com as mulheres da Daspu, usando suas camisetas. Os apoios vieram de todos os lados. A Daslu, já enfrentando processo por sonegação de impostos, parou de reclamar, e a Daspu continuou causando frisson. A marca já foi até aplaudida no restrito mundo das artes plásticas, a convite do esloveno Tadej Pogcar, que expôs, na última Bienal de São Paulo, algumas peças da Daspu. Foi nos corredores do prédio do Ibirapuera que a prostituta Jane Eloy, de 32 anos, desfilou com um vestido de noiva, decorado com desenhos de casais copulando e grinalda de camisinhas. Não bastasse tudo isso, a rede de magazines mais famosa de Paris, Galerias Lafayette, encomendou lingeries da Daspu -até agora ninguém sabe dizer quando as peças chegarão à capital francesa, mas o acordo existe, elas garantem.


"A marca é para sustentar a ONG, bancar os projetos sociais", conta Natalia A., do grupo de estilistas e designer da FUMEC, universidade de Belo Horizonte que fez parceria com a DASPU nesse desfile, "a história começou quando a DASPU foi fazer uma palestra na nossa universidade. No final da palestra fomos falar com eles sobre uma parceria. O tempo passou e a DASPU entrou em contato com a coordenadoria do curso e com isso montamos um coletivo dividido em dois núcleos: moda e estilo; Gráfico, que são os meninos do grafite da passarela".

Sobre a prisão da Dona Eliane, a direção da Daspu, não quis comentar Discrição, como se sabe, é a alma do negócio. (http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/156828_comentario.shtml)

Segundo Flávio Lenz: “ A honestidade foi um valor logo detectado pelo público, sem ter sido um valor que tivéssemos planejado difundir. Isso ocorreu por conta da comparação com a Daslu. Conforme conto no meu livro, Daspu – a moda sem vergonha, a ameaça de processo pela multimarcas de luxo paulistana fez as pessoas pensarem mais ou menos assim: de um lado, essas milionárias sonegadoras; de outro, essas putas pobres, esforçadas e honestas. Ficamos com elas. Paralelamente, o valor da igualdade, este já intencional. O movimento de prostitutas luta desde sempre contra o preconceito e, portanto, pela igualdade dentro da sociedade. Só quem vive o estigma sabe o que é. Ousar criar uma grife, no complicado mundo da moda, demonstra que as putas se consideram iguais, tão capazes quanto outros. E, além disso, têm ousadia (terceiro valor), porque não sentem vergonha de assumir uma profissão tão discriminada.
Já o conceito de responsabilidade social, tal como hoje compreendido, provocou um equívoco. Nunca objetivamos tirar mulheres da vida, dar a elas outra profissão, mas houve, e ainda há, por vezes, essa interpretação, fruto do próprio preconceito e da vitimização em relação a elas. Nossa proposta de responsabilidade social é outra: difundir, de novo, o valor da igualdade. A generosidade, finalmente, está em compartilhar com outras pessoas questões comuns que nem sempre são assim entendidas: é o caso da Aids, por muitos considerada coisa de viado, de puta, de drogado. Ao tratarmos do tema para fora, estamos dizendo a todos que, embora pareça nos atingir mais, a Aids não é exclusividade nossa, vamos todos nos cuidar.”

No Evangelho Jesus nunca condenou prostitutas e até disse que elas entrariam no Reino dos céus antes dos hipócritas fingidos de santos. É claro que ele disse também: 'Agora vá e não peques mais', mas ainda assim, fico com as meninas.



Portanto:

SOU MAIS A DASPU!

quinta-feira, 26 de março de 2009

SEQUESTRO- RELÃMPAGO !


Uma cliente recebeu um telefonema a cobrar para o seu fixo anunciando um sequestro-relâmpago, com uma voz ao fundo de uma menina a gritar por socorro. Na angústia do momento, a mulher que tem realmente uma filha e que no período diurno estuda em dois turnos, cumpriu as determinações do suposto sequestrador.

A lógica é certa. Pessoas tem filhos, filhos estudam geralmente de dia. Na escola, não atendem celulares, muito menos em festas. É difícil tentar comunicar-se com o filho nesta hora para confirmar a veracidade do sequestro.

A mãe foi a uma agência lotérica e fez o depósito de R$500 e mais compra de cartões telefônicos. Nesse período ela era contactada a cada minuto pelo bandido para monitorar seus passos.

A ordem era rasgar o comprovante de depósito e jogá-lo no vaso sanitário, permitindo o bandido ao celular, escutar o ruido do rasgar e da descarga. Mas essa parte do acordo ela não cumpriu. Rasgou outro papel e deu a descarga sem jogar o comprovante. Fez a ocorrência e de posso do BO, foi à Caixa Econômica e conseguiu o estorno do seu dinheiro e o bloqueio da conta do bandido. A essa altura sua filha já estava em casa e ela já tinha certeza de que tudo fora um blefe.

Portanto, eis as dicas:

1- Não atender chamada a cobrar, em celular ou fixo, a não ser com uma senha de toques combinada família a família.

2- Não atender número restrito em hipótese alguma.

3- Se fizer um depósito , não rasgá-lo e nem jogá-lo no vaso sanitário, simulando os sons.

4- Fazer um Boletim de Ocorrência na Delegacia.

5- Ir ao Banco e solicitar o estorno da quantia enviada e denunciar a fraude para que o banco bloqueie a conta do salafrário.

terça-feira, 24 de março de 2009

NÃO EXISTEM CORRUPTOS, no Monitor Campista 21/3/2009


Cheguei a surpreendente conclusão de que não existem corruptos. Pode parecer estranho essa afirmação em uma sociedade que vive saturada de notícias de corrupção em todos os níveis de administração pública, privada e público-privada. Há queda dos índices de desenvolvimento econômico-social, gerada pelo desvio do capital aplicado no setor público. Há maior morbidade por epidemias por causa da dissipação de verbas para saneamento básico. Há maior mortalidade infantil por desnutrição. Se essas são conseqüências diretas da corrupção, então, não há corruptos, há assassinos! Considerar pessoas inescrupulosas, que se locupletam com desvios de verbas como “corruptos”, pode ser um grande eufemismo. Banalizou-se a corrupção! A prática disseminou-se de tal forma que é comum considerá-la “normal”. Aplica-se aqui o aforismo bíblico: “Por muito se praticar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.” (Mt 24:12). O verbo esfriar é iterativo, indica uma ação continuada e progressiva. Se algo esfria, leva um tempo, há uma duração. O homem comum deixa esmorecer a esperança, a fé e o amor por testemunhar a maldade, a injustiça e o descalabro social. Assistir a noticiários com sucessivas exposições da amoralidade do ser humano, da falta de caráter, da insinceridade e da impiedade social, tem um resultado que vai além de suas conseqüências diretas, acima expostas. Há ainda a conseqüência moral. A conseqüência direta é a morte de pessoas. A conseqüência moral é a morte de almas. Portanto, não existe a figura eufêmica do corrupto. Existe o assassino de crianças. Existe o causador de abortos criminosos nas gestações frustradas por desnutrição. Existe o assassino de idosos que tem os programas sociais suspensos pela malversação de verbas. Existe o assassino por doenças epidêmicas, cujo controle depende de vontade política. Existe o assassino por desastres sociais e econômicos gerados por desemprego. Existe o assassino do futuro de muitos jovens. Existe o assassino, enfim, da fé, da esperança e do amor, dons divinos, expropriados da alma humana por aqueles que não podem ser quase que ingenuamente chamados de “corruptos”. São assassinos!
Flávio Mussa Tavares
flaviotav@gmail.com

sábado, 21 de março de 2009

PREFEITURA DE SJB REALIZA CONCURSO PÚBLICO PARA A SAÚDE

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, sancionou a lei n. 117/09, de 19 de março de 2009, para a criação de empregos públicos visando a formação de quadro especial junto à secretaria municipal de Saúde para a execução de atividades do Programa Saúde da Família (PSF), Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), Especialidades em Saúde Bucal (ESAUB) e do Programa de Agentes de Combate às Endemias (PNCD). A outra lei sancionada e promulgada pela prefeita (118/09) autoriza a abertura de 100 vagas destinadas às demais especialidades e categorias profissionais. As duas leis juntas criam 275 vagas para o setor de saúde.
Segundo Carla, só a lei 117/09, cria 175 empregos públicos e estabelece as condições de contratação, remuneração, direitos e deveres dos profissionais que irão desenvolver atividades nas áreas do PSF, PACS, ESAUB e PNCD.
Cada área tem suas especificações. No caso do PACS, por exemplo, o candidato à agente comunitário deverá residir na área de comunidade em que vai atuar e ter concluído o ensino fundamental, além de participar de um curso introdutório de formação inicial e continuada, observadas as diretrizes curriculares definidas pelo ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Educação.
“A contratação dos profissionais dessas áreas será precedida de processo seletivo público de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para o exercício das atividades. Como sempre realizamos uma gestão transparente, esse concurso não vai ser diferente. Vamos observar critérios e objetivos, além de os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiências”, esclarece.
Carla acrescenta que durante sua gestão o servidor público municipal foi muito valorizado e esse concurso público prima pelo fortalecimento administrativo da prefeitura, fator importante para o desenvolvimento de ações e programas que beneficiem a população.
“Demos três aumentos lineares consecutivos, os maiores da região. Criamos o Cartão Alimentação no valor de cem reais e no segundo ano já aumentava em 30%, só podendo ser gasto dentro do município, fomentando, assim, o comércio local. Esse cartão injeta mais de dois milhões de reais por ano na economia sanjoanense”, ressalta a prefeita.

sexta-feira, 20 de março de 2009

MONITOR CAMPISTA, uma honra para Campos


Cresci lendo o Monitor Campista. Morava na rua Benta Pereira e costumava atravessar o Parque Alberto Sampaio com o meu Pai , tomar um caldo de cana com pastel frito na hora, no "Nunes Lanches", João Pessoa com Beira Valão. Dali seguíamos em direção à praça Ss. Salvador e parávamos vez por outra no Monitor Campista. O Monitor era o nosso matutino doméstico.
Não sei por que, mas as páginas centrais do Diário Oficial exerciam sobre mim uma estranha curiosidade. Que coisas eram aquelas?
Hoje ainda fico muito curioso com aquele monte de determinações e portarias. Incrível para mim é viver pensando nisso. Não entendo nada de Diário Oficial.
Mas entendo uma coisa. Querem detonar o Monitor Campista! E dizer isso numa pessoa indeterminada é um tipo de eufemismo. Mas é melhor assim.
Torço muito mesmo para que a possível licitação seja favorável ao Monitor Campista ou quem sabe nem haver licitação. O Monitor tem direitos adquiridos. Ele segurou a batata quente nos tempos das vacas magras e hoje que tudo parece resolvido, surge alhures a cobiça.
Estou com o Monitor. Quero o Diário Oficial no Monitor Campista!


quarta-feira, 18 de março de 2009

O PSF não onera o município

O PSF não é mais um programa federal, é uma Estratégia Federal constitucional. Para um novo governo desmantelá-lo nacionalmene, terá que fazê-lo mudando a constituição e não por decreto. A verba para implementação e para manutenção da Estratégia é também federal. Apesar de concursados pelos Municípios, os funcionários desse plano estratégico de saúde mais avançado do mundo ( a ser seguido por Obama), são pagos por verbas da União. Não há penalização do orçamento municipal e nem estadual. E assim como o PSF ou ESF, há verbas nos esperando também para os CAPS 3 e as Residências Terapêuticas na Saúde Mental. Há tamém verbas federais nos esperando para a implementação em Campos do SAMU. Há verbas nos esperando para os NASF´s que acompanham os polos do PSF com psicólogos, fisioterapeutas, professores de educação física, acupunturistas e médicos homeopatas.
Tudo isso sem investimento do município.
É política de gestão.

terça-feira, 17 de março de 2009

E a homologação do concurso do PSF?



Termina hoje o prazo de 72 horas para que a Prefeita Rosinha responda à Justiça sobre a homologação do concurso para profissionais de saúde do PSF, Programa de Saúde da Família.
Segundo a Folha da Manhã , o
"... Cancelamentos e demora para um posicionamento são problemas de quem fez a prova. Responderá que cumpriu - o concurso foi realizado em 28 de dezembro, apesar de duas vezes adiado através de ações movidas pelo então vereador Edson Batista,[...]. Mas, baseada em uma decisão da 2ª Vara Civil de Campos e na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), dirá que não poderá cumprir o que esperam os mais de 35 mil candidatos do concurso: a homologação. Segundo o procurador-geral do município, Francisco de Assis Pessanha, na petição que será enviada à Justiça Federal, a prefeitura explicará que existe uma decisão da Justiça Estadual sobre a não homologação. Além disso, há o fato de a prefeitura, conforme explicou o procurador, não ter como arcar com as despesas de novos servidores. - A Lei de Responsabilidade Fiscal diz que os municípios podem comprometer até 60% da arrecadação com a folha de pagamento. Em Campos, a folha já compromete 84% - explicou. Francisco de Assis informou que irá propor ao juiz da 1ª Vara Federal, Fabrício Antonio Soares, a realização de audiência especial para tentar solucionar o problema de outra maneira. O caminho seria o retorno do PSF através da terceirização. Uma visita de representantes do Ministério da Saúde para tratar do assunto estava agendada para a última sexta, mas foi cancelada. "

Este blog considera equivocadas as declarações utilizadas como justificativa para não aplicação da Lei, pois o PSF não é mais um "programa" do Governo Federal, é uma Estratégia em nível nacional e o modelo de contratação em todo o país, segundo informações seguras é na forma de Concurso Público nas esferas municipais, com garantia de suiplementação de verba federal.

Portanto, é quase que premente que as pendências a respeito de verbas federais sejam sanadas para que a Estratégia de Saúde da Família, com os seus vários braços possa ser implemtada definitivamente e necessariamente em Campos.

segunda-feira, 16 de março de 2009

ABORTO E ESTUPRO - Monitor Campista 14/03/2009



O propalado aborto realizado por uma equipe médica especializada do Recife em uma pré-adolescente de 9 anos, com gravidez gemelar merece alguns comentários. Ele foi precedido de todas as recomendações éticas e protocolos clínicos. O caso ganhou maior notoriedade diante da excomunhão da equipe médica e da mãe da menina, pelo Bispo de Olinda e Recife. Ao ser questionado pelos repórteres a respeito do padrasto, que era o violador da inocência da pobrezinha e de sua irmã de 13 anos, o prelado informou que este não poderia ser enquadrado na excomunhão, pois o estupro é um pecado menos grave que o aborto. Ora, convenhamos não se pode considerar todos os abortos da mesma forma! A grande parte dos abortos clandestinos realizada no Brasil é realizada em mulheres adultas que buscam o sexo, mas não desejam a sua natural conseqüência, a gravidez. Por livre iniciativa, pagam a médicos inescrupulosos, anti-éticos e de perícia duvidosa, para executarem o seu feto. No caso em questão, uma menor foi, por mais de um ano seviciada por um monstro em sua própria casa, sob as vistas mais ou menos inconsciente da própria mãe. A sua irmã, que é uma criança especial, sofreu também a barbaridade. A menor de 9 anos é ainda impúbere e nunca havia menstruado, ovulou aleatoriamente e engravidou. Uma gestação de gêmeos. Sabe-se que é imprevisível o que pode ocorrer num caso destes com a mãe prematura. Um dos riscos possíveis em qualquer gestação gemelar é o da rotura uterina. Se é comum em gestações normais, quanto mais em um útero infantil que crescerá numa pelve infantil. Do ponto de vista ético, é imperioso a um médico indicar a interrupção da gestação num caso como este. Eu não estou me referindo aqui a legalidade do chamado aborto "honoris causa", isto é o aborto em nome da honra ultrajada. Estou falando do aborto terapêutico, da salvação da vida da menor ultrajada e quase assassinada. Esse aborto não é em nome da honra e muito menos eugênico, que executa fetos considerados doentes. Esse aborto é uma prevenção da possível morte materna. Trata-se de preservar uma vida quase perdida. Numa sociedade que vê a pedofilia crescer no enlevo da evolução tecnológica, inclusive no seio das diversas igrejas, não há como ignorá-la. O padrasto cometeu um crime hediondo, E altamente blasfemo é o religioso, que no exercício de seu pastoreio, converte-se em lobo e devora suas ovelhas. Portanto aplaudo a equipe médica do Recife que com o salvou uma criança e denunciou a hipocrisia de todos os tempos.
Flávio Mussa Tavares
fmussa@mcampista.com.br

sábado, 14 de março de 2009

A QUEM SEGUIMOS? Monitor Campista 07/03/2009

Quando eu era estudante universitário, refugiei-me temporariamente em movimentos de cunho radical. Certa vez meu Pai alertou-me sobre os riscos e eu lhe respondi com toda a empáfia da juventude: -Sigo idéias e não pessoas! Mas e cresci e descobri que jamais segui idéias, simplesmente por que sempre que pensei seguir algum ideal, eu o absorvi através da ótica de alguém. E esse alguém é sempre persuasivo e magnético. Todas as idéias pelas quais me apaixonei: o Espiritismo, o Socialismo, a Homeopatia e agora, a Psiquiatria, foram personificadas em um personagem marcante em minha vida, como um mito. Muito tempo passou até que eu percebesse que a personalidade humana é frágil e que procura moldar-se através do exemplo, da admiração, das boas impressões que certas pessoas deixam em nossas vidas. Todos temos heróis. “Meus heróis morreram de overdose”, é o trecho de uma canção de Cazuza cantada e repetida por muitos jovens. Eu já tive heróis mortais. E suas idéias eram tão mortais quanto eles. Quando Jesus liberou seus discípulos de o seguirem, Pedro num momento de lucidez espiritual respondeu com outra pergunta:- Senhor, para quem iremos nós?(Jo 6:68) Percebeu ele, nesse insight, aquilo que nossa arrogância não nos permite reconhecer. Sempre seguimos pessoas e não idéias. Modelos, ídolos, heróis, de uma forma ou de outra, os seguimos mais ou menos inconscientemente. A primeira fase de maturação é reconhecer que temos seguido pessoas. A segunda é saber se estas pessoas são mortais ou imortais. Caso tenhamos a coragem de Cazuza de declarar que nossos heróis morreram, podemos passar à terceira fase. É a fase da lucidez de Pedro, de caminhar em direção a um imortal. Mortal é aquele que luta por coisas transitórias, relativas. Imortal é o que luta por algo transcendente. Paulo disse que combateu o bom combate e que sabia em quem tinha crido. Portanto, é fundamental que saibamos quem tem sido os nossos heróis. A quem seguimos? Caso já tenhamos abandonado a jactanciosa opinião de que seguimos apenas idéias, é importante ter consciência clara para identificar quem tem sido os luminares de nossa vida. E perceber se sua luz é a luz numenal de Kant ou se são trevas.
Flávio Mussa Tavares
fmussa@mcampista.com.br

segunda-feira, 9 de março de 2009

O cavalo e o porco


Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava uma determinada raça. Um dia ele descobriu que seu vizinho tinha este determinado cavalo. Assim, ele atazanou seu vizinho até conseguir comprá-lo.

Um mês depois o cavalo adoeceu, e ele chamou o veterinário que disse:

- Bem, seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante três dias. No terceiro dia eu retornarei e caso ele não esteja melhor será necessário sacrificá-lo.

No terceiro dia, deram a terceira dose do medicamento e o veterinário disse:

- Infelizmente vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos.

Quando foram embora, o porco se aproximou do cavalo e disse:

- Cara, é agora ou nunca! Levanta logo! Coragem! Vamos! Isso, devagar! Ótimo, vamos, um, dois, três, legal, legal, agora mais depressa, vai....fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa!

Então, de repente o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e gritou:

- Milagre!!! O cavalo melhorou, isso merece uma festa!Vamos matar o porco!


Assim é que é. Ninguém percebe o funcionário que realmente tem mérito pelo sucesso, ou que está dando o suporte para que as coisas aconteçam.
Viver bem é a arte de nada esperar (Schopenhauer).

sábado, 7 de março de 2009

O BANCO DA DORALICE


O Banco do Brasil não é mais aquele. Em plena campanha de dizer-se o banco do cliente, tipo, BANCO DO JOÃO, BANCO DA MARTA, BANCO DO FERNANDO, etc, ontem em Jundiaí- SP, foi a vez da campanha, BANCO DA DORALICE.

VEJAM NO SITE DO GLOBO:
"A empregada doméstica Doralice Muniz Barreto, de 44 anos, conta que teve de tirar a blusa
para passar pela porta giratória da agência do Banco do Brasil no Centro de Jundiaí, cidade localizada a 58 km de São Paulo. "Me senti humilhada, arrasada, acabada, uma ninguém", afirmou.

Ela contou ao G1 na tarde desta sexta-feira (6) que vai procurar um advogado na próxima semana para processar o banco e pedir uma indenização por danos morais. Toda a cena foi gravada pelo celular de outra cliente, Cleide Aparecida dos Santos Silva. Em nota, o Banco do Brasil informou que segue as normas institucionais


A empregada doméstica considera que foi discriminada por ser negra, uma vez que outros clientes brancos passaram tranquilamente pela porta. A Polícia Militar foi chamada por um advogado, cliente do banco, e lavrou um termo circunstanciado.



Mãe de cinco filhos e avó de quatro netos, Doralice chegou à agência por volta das 15h10 de quarta-feira (6) para descontar seu cheque-salário de aproximadamente R$ 700. Quando tentou entrar pela primeira vez, a porta travou.

Doralice tirou o relógio e duas chaves do bolso e depositou no
porta-objetos, mas nada adiantou. Ela também esvaziou a bolsa que carregadva a tiracolo, colocando todos os objetos à vista, sem sucesso. De acordo com ela, o segurança permaneceu dizendo que havia objetos de metal com ela. Ela ainda tentou entrar na agência outras quatro vezes.


Desesperada, Doralice pediu ao segurança que chamasse o gerente, mas o vigia avisou que o gerente estava ocupado. "Disse para ele: 'eu não tenho mais nada. A única coisa que eu posso fazer agora é tirar a roupa'. E ele me disse: 'problema seu'", conta Doralice.

Diante da resposta do vigilante, a empregada tirou a blusa e a porta imediatamente destravou. "Eu fiquei tão nervosa que ia tirar a roupa toda, mas não deu tempo", disse ela.

A mulher conta que cerca de 50 clientes estavam dentro do banco no momento em que a cena aconteceu. "Depois da raiva, me senti humilhada e com vergonha. Chorei muito e estou chorando até agora", disse ela.



A costureira Cleide Aparecida conta que estava no banco com a filha, a dona de casa Érica Cristina dos Santos, que filmou toda a cena com seu celular. "Se ela me chamar eu vou ser testemunha a favor dela. Tinha um advogado lá no banco que também aceitou defendê-la. Eu fiquei indignada. Como pode uma pessoa ser impedida de entrar no banco com todo mundo olhando. Foi só ela tirar a blusa que deixaram entrar", afirmou.



Cleide afirma que filmou para não depender apenas da palavra. "Filmei porque se a pessoa vai na delegacia e conta o que aconteceu, ainda são capazes de dizer que é mentira", afirmou.



Doralice contou que, assim como Cleide, todos os clientes se mostraram solidários. Na intenção de ajudar, um advogado que passava pelo estabelecimento chegou a propor ao segurança que levasse a empregada para algum lugar seguro por onde ela pudesse entrar sem oferecer risco. "Ele disse que se eu tivesse alguma coisa perigosa os guardas poderiam chamar a polícia", conta ela. Outros clientes aconselharam Doralice a quebrar a porta.



Funcionários parados

Ela afirma ainda que nenhum dos funcionários se mostrou solidário a ela. "Todo mundo que estava sentado naquelas mesas fingiu que não estava acontecendo nada."



Questionado sobre o caso, o Banco do Brasil divulgou a seguinte nota: "O Banco do Brasil segue as normas institucionais, entre elas, a portaria 387 da Polícia Federal que em seu artigo 62 diz que o banco é obrigatório ter vigilante, alarme e um item de segurança, que pode ser portal com detector de metais ou outro item que retarde a ação dos criminosos. O objetivo é garantir a segurança dos clientes."



Marido de Doralice, o aposentado e vendedor Augusto Zara ficou preplexo. "Eu vou falar o que? Além de revoltante, isso mostra que essas pessoas são muito mal preparadas. Isso deveria servir para mostrar que o banco é nosso", afirmou.



http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1032457-5605,00-MULHER+TIRA+A+BLUSA+PARA+ENTRAR+EM+AGENCIA+BANCARIA+EM+JUNDIAI.html

quinta-feira, 5 de março de 2009

FOI DEUS QUEM ME FEZ ASSIM (Monitor Campista, 21/02/2009)



Partindo do princípio de que nós somos seres criados pela bondade de Deus, é muito comum escutarmos a frase: “Eu sou assim mesmo e foi Deus que me fez assim”. Com que intuito faz alguém essa afirmação? Porventura, essa frase denota a plena confiança na justiça e na providência divinas? De modo algum! Essa assertiva funciona como uma defesa. De modo geral, o homem comum justifica a si mesmo esquivando-se do que a sua própria consciência lhe grita. Criado ou resultado de um epifenômeno biológico, o homem não nasceu com a perversão de caráter. Somos seres dotados de livre arbítrio. Deus é um Pai que outorga ao filho liberdade para agir e responsabilidade para suportar as conseqüências. Deus não é um ditador. Deus não quer seus filhos coagidos a fazer o que é certo. Deus quer filhos que livremente aceitem o seu plano para o nosso mundo. Ao delegarmos a Deus a paternidade de nossos defeitos, estamos cometendo um duplo erro: orgulho e blasfêmia. O orgulho nos conduz à auto-indulgência, que é um recurso primitivo que o orgulhoso utiliza para não se sentir culpado de nada. É um desculpismo confortável, pois não exige de nós nenhuma mudança. Ofender a Deus é culpá-lo por nossa insensatez. O ato de criar foi uma expressão de amor divino incompreensível para a nossa racionalidade. Não é possível ao nosso cérebro, formatado para a relatividade de nossa existência, conceber o que está no sentido do absoluto. O Amor de Deus é algo inefável e não cabe em conceitos humanos, sempre finitos e particulares. Nós somos responsáveis por nossos equívocos na vida. Quando dizemos: “eu sou assim mesmo”, estamos assumindo que somos seres completos. Mas não é verdade. Deus nos criou e quer que nós completemos a nossa criação. Disse Santo Agostinho: “O Deus que te criou sem ti, não te quer salvar sem ti.” Somos convidados a participar ativamente de nossa criação. Giovanni Pico della Mirandola, filósofo neoplatônico italiano do século XV escreveu; “Deus criou o homem pela metade, para que ele pudesse completar-se”. Temos o dever de aprimorar as nossas qualidades e não aperfeiçoar os nossos defeitos. É preciso uma psicoterapia que nos acorde de nosso estado sonambúlico e nos aponte os desvios de nosso caráter. Egoísmo, vaidade, ciúme, ambição não são dotes divinos para os nossos temperamentos. São mimos que fazemos conosco. Somos como crianças rebeldes que consideram ter sempre razão. Deus não “ nos fez assim”, quer que nos tornemos sempre melhores.
Flávio Mussa Tavares
fmussa@mcampista.com.br

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo - FNRA Repudia declarações do Ministro Gilmar Mendes

O Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo - FNRA, vem contestar as declarações carregadas de preconceito e rancor de classe do presidente do Supremo Tribunal Federal - STF, Gilmar Mendes, e apoiadas pelos Presidentes do Senado Federal, e da Câmara dos Deputados, contra os movimentos sociais e sindicais do campo. Ao longo da historia da luta pela terra no Brasil, a atuação dos movimentos tem sido inspirada pela garantia dos direitos humanos, em especial o direito à vida, à dignidade dos homens e mulheres do campo e o direito e a necessidade de realização de uma reforma agrária massiva, que contemple uma ampla e justa distribuição de terras.
Lastimamos que o Presidente do STF, que é o guardião da Constituição Federal, não tenha incorporado à história de luta das classes populares nacionais. Em declaração recente a imprensa, o Ministro, em uma atitude revoltosa, coloca no mesmo patamar diferentes situações como as ocupações de terras, convênios e contratos assinados entre organizações e governo, questiona as autoridades responsáveis pelo repasse de verbas e pede a punição por crime de responsabilidade. Nunca a sociedade brasileira ouviu do Ministro uma condenação aos grupos de latifundiários armados no campo ou a concessão de financiamentos públicos aos grandes grupos econômicos, que tem provocado o trabalho escravo, chacinas contra populações tradicionais e crimes ambientais. Dessa forma, o senhor Ministro Gilmar Mendes, estimula o processo de criminalização dos movimentos sociais e sindicais, unindo e fortalecendo politicamente os setores que atuam no sentido contrario à consolidação de uma sociedade livre, organizada e democrática.
A luta pela reforma agrária não vai recuar diante de declarações imponderadas como esta do ministro Gilmar Mendes. Ao contrario, fortalece a luta do FNRA contra as legislações que institucionalizam a criminalização das organizações, contra as leis que impedem as legitimas ocupações e A FAVOR da emenda constitucional que limita o tamanho da propriedade rural e pela assinatura da Portaria que atualiza os índices de produtividade.
Atualmente existem cerca de 250 mil famílias de sem-terras acampadas nas beiras das estradas. Os recursos orçamentários da União destinados para a reforma agrária não dão conta desta demanda, apesar de estar comprovado que o Estado possui recursos suficientes para realizar a reforma agrária em menos de três anos. Adiar este processo significa promover e estimular a violência no campo, colocando em risco a vida de milhares de famílias brasileiras.
E lamentável quando lemos e ouvimos o Presidente do Supremo Tribunal Federal apelar para Medidas Provisórias e legislações recentes sobre a reforma agrária, quando a Constituição Federal assegura aos cidadãos e cidadãs o direito à terra aos que nela trabalham, a moradia e a uma vida digna. O papel do FNRA é exigir do Estado o efetivo cumprimento da função social da propriedade da terra, para que dela os brasileiros e brasileiras tirem seu sustento.
As lideranças dos diferentes movimentos reunidos em Salvador durante o Seminário Nacional pela Campanha do Limite da Propriedade da Terra não se sentem ameaçadas pelas palavras do Ministro Gilmar Mendes. Pelo contrario, se sentem desafiadas e estimuladas a renovar suas alianças e dar continuidade à luta histórica em nome dos companheiros e companheiras que tombaram nesta caminhada.
Pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, já!

ENTIDADES QUE COMPÕEM O FNRA:
CONTAG – MST – FETRAF Brasil - CUT - CPT – CÁRITAS BRASILEIRA – MMC – MPA – MAB - CMP - CONIC – CONDSEF – Pastorais Sociais da CNBB - MNDH – MTL – ABRA – ABONG - APR – ASPTA – ANDES – Centro de Justiça Global - CESE – CIMI – CNASI – DESER – ESPLAR – FASE – FASER – FEAB – FIAN-Brasil – FISENGE - IBASE – IBRADES – IDACO – IECLB - IFAS – INESC – MLST – PJR – REDE BRASIL sobre Instituições Financeiras Multilaterais – Rede Social de Justiça e Direitos Humanos - RENAP – SINPAF – TERRA DE DIREITOS – EMPÓRIO DO CERRADO – COIABE – ABRANDH – ABEEF - Comissão de Justiça e PAZ – Grito dos Excluídos – Jubileu Sul/Brasil – Mutirão Nacional pela Superação da Miséria e da Fome.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Não Existem Homeopatas

Muitos me perguntam se eu ainda sou homeopata.
A resposta é uma coisa que eu mesmo só descobri há pouco tempo: Não existem homeopatas! Existem médicos!
Homeopata não é substantivo, é adjetivo. Da mesma forma que não existem "amarelos" e nem "bonitos"e nem "horrível"! Existe um objeto amarelo, algo bonito e outra coisa horrível. O que existe é o substantivo , o adjetivo é só o tempero do substantivo. É da nossa cultura substantivar os adjetivos e dar-lhes uma identidade que não lhes pertence. A identidade é do sujeito, o adjetivo lhe dá o colorido especial e característico. Homeopata é o adjetivo para o médico que tem a opção terapêutico preferencial pela homeopatia. Logo, não existem homeopatas. Existem médicos que podem usar a homeopatia como primeira opção terapêutica, mas jamais como a única. Uma infecção exige antibióticos. Uma falta de ar grave exige um corticóide. Um médico, mesmo que se especialize em homeopatia, não pode negar ao seu cliente um alívio rápido e seguro dos sintomas apenas para sentir que foi "fiel à uma determinada escola terapêutica". Isso é anti-ético! Sedare dolorum divinum est! Esta frase de Hipócrates significa: Aliviar a dor é um ato divino. Dor física e dor moral. Só quem nunca sentiu a dor de uma depressão psíquica é que não entende.
Resolvi estudar os psicofármacos por que percebi que ao longo de minha carreira como médico homeopata, eu não obtinha resultados para dores morais profundas e duradouras. Vez por outra eu empregava antidepressivos com muita cautela.
Mas eu tive contato na UFRJ com excelentes professores de Psiquiatria na minha graduação que já aconteceu há bons 26 anos. E resolvi estudar com eles, num curso de uma universidade particular, cujos professores são quase todos do IPUB, o antigo Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil.
Não posso negar que foi uma grande guinada em minha vida profissional aos 50 anos de idade. Mas estou feliz. Não quero ver jovens medrosos, mulheres sofrendo e homens inseguros. Quero ajudá-los.
Em breve escreverei um pequeno livrinho falando da psiquiatria e da homeopatia em sintonia.
Obrigado por lerem este post.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

JORNALISMO DE COLEIRA?

Jornalismo é um meio de se fazer história. Os grandes historiadores de todos os tempos pertenciam aos grupos dos vencedores. Flávio Josefo, escreveu sobre as guerras judaicas pela ótica romana, embora fosse judeu. A história do Brasil foi escrita sob a ótica da coroa portuguesa, considerando por exemplo Calabar como traidor. Chico Buarque em seu “Elogio da Traição”, alega que Calabar não poderia ter traído Portugal, simplesmente pelo fato de não ser português. A Guerra do Paraguai foi, segundo a historiografia moderna, liberta do estigma da colonização, uma ação política da Santa Aliança liderada pela Áustria, somada ao interesse mercantil inglês, de desestabilizar o governo popular de Solano Lopez (algo como que um Hugo Chávez da época). Na verdade foi a Guerra da Tríplice Aliança, liderada, infelizmente, pelo Brasil.
Da mesma forma que a historiografia vale-se de documentação para resgatar a verdadeira história, da mesma forma que os pesquisadores estão resgatando inclusive as anotações das cavernas de Qmram, com os seus famosos manuscritos, validando os textos do Novo Testamento, um dia o jornalismo será também revisitado.
Hoje o jornalismo é atrelado a interesses econômicos, mas certamente há bons exemplos e excelentes profissionais que não tem preço(em nenhum sentido).

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Concurso Público de Macaé terá novo calendário até quinta feira


Concurso Público de Macaé terá novo cronograma até quinta-feira
16/02/2009 - 22h12m
Guilherme Póvoas
As novas datas e o edital retificado do concurso público de Macaé devem sair até quinta-feira. Uma reunião ontem da Procuradoria Geral do Município e da Comissão de Concurso Público junto ao Ministério Público acertou um novo cronograma. O calendário, porém, ainda não foi divulgado pois não está oficializado. Um outro encontro no Fórum de Macaé deve ocorrer hoje. Nele, a Prefeitura deve assinar um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) onde se compromete a fazer os reparos necessários para a condução da seleção pública que preencherá 121 vagas na administração direta e na Fundação Hospitalar.“Estimamos que as novas datas do concurso sejam publicadas até quinta-feira. E amanhã a Procuradoria retorna ao Ministério Público para estabelecer o TAC”, conta o presidente da Comissão de Concurso Públcio, Jorge Aziz. Este é o segundo TAC que o Executivo macaense assina sobre seleção pública. O primeiro foi em setembro de 2007, quando a Prefeitura se comprometeu a realizar um concurso até agosto de 2008. Este primeiro termo foi assinado depois de inquéritos do Ministério Público do Estado que versavam sobre a falta de preenchimento na administração municipal por meio de seleção pública.O concurso deste ano, com provas inicialmente marcadas para ocorrerem no último domingo, foi suspenso na quinta-feira após decisão judicial sobre uma ação civil pública da Procuradoria Regional do Trabalho, sediada em Cabo Frio. O autor da ação que rola na 2ª Vara Cível de Macaé, o procurador do Trabalho Breno da Silva Filho, apontou “vícios” que ferem princípios constitucionais como igualidade, impessoalidade e moralidade na execução da seleção pública. De acordo com ele, “causou estranheza” o tempo curto para as inscrições, sem a possibilidade de ser efetuada de outra maneira que não pessoalmente e em apenas quatro locais da cidade.
Fonte: http://www.odebateon.com.br/2008/noticias/noticia.php?id=7475

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Padre Émile Des Touches ( Monitor Campista, 14/02/2009)





A Rua Padre Des Touches, conhecida por todos, localiza-se em nossa cidade no Parque Leopoldina. Entretanto, poucos hoje sabem quem foi esse eminente pároco católico. Meu pai, Clóvis Tavares conheceu-o na infância, em São Sebastião, na baixada campista. Ele ensinou meu pai a orar, ensinou francês e manteve com aquele menino de nove anos intermináveis colóquios filosóficos. Clóvis era um menino diferente, não gostava de bola, mas amava os livros. O Padre Des Touches, contava-nos papai, nasceu na França, descendente de condes e barões. Sabe-se que sua nobre família possuía um castelo nas proximidades de Paris. Ordenou-se sacerdote na Igreja Católica e, no desempenho de seu múnus eclesiástico, foi um cristão exemplar. Renunciou a sua herança e solicitou uma missão no Brasil. Não foi compreendido em sua decisão radical, entretanto, era digno e virtuoso, profundamente amigo de Jesus em seu genuíno despojamento evangélico. Foi muitas vezes mal interpretado por seus próprios pares, que não puderam aceitar sua alma lucidamente abnegada e santa. E digo santa na sua acepção mais alta de verdadeira saúde. Abandonando os bens e as glórias do mundo, deixou para sempre o seu palácio e suas riquezas na França, onde era um aristocrata. Seu nome nobre era Émile Hertoux Des Touches de Calignie des Fenets. No Brasil, mais precisamente em São Sebastião, era simplesmente Padre Des Touches. Foi um apóstolo humilde de Jesus, vivendo como pobre entre os pobres, em renúncia franciscana, incompreendido e magnânimo, incansável no bem e na caridade: um símbolo vivo do amor. Suas homilias eram uma legítima pregação do Evangelho, exortando aos que o escutavam a mudar suas predisposições emocionais. Contou-me papai, que muitas reconciliações se fizeram por seu intermédio. Diziam que “com o Padre Des Touches era mais fácil perdoar”. Revelou sempre grande cultura e super-humana humildade e jamais foi um intolerante religioso, tratando a todos com a mesma candura de alma. A última vez que meu pai o encontrou foi em Campos. Papai era um estudante do Liceu, estava um pouco esquecido das lições do Evangelho e abraçava no momento o ideal marxista. Des Touches olhou para o jovem de 15 anos, que carregava nas mãos um livro de La Fontaine e disse: - Você vai conhecer alguém maior que La Fontaine! Des Touches morreu em Campos, aos 14 de novembro de 1930.



Flávio Mussa Tavares
fmussa@mcampista.com.br

A verdadeira razão para a suspensão do concurso de Macaé

13/02/2009 - 12h21m

A suspensão do concurso

Eram por volta das 17h30 da última quarta-feira quando a decisão do juiz da 2ª Vara Cível de Macaé, André Souza Brito, sobre a ação civil pública de número 2009.028.001370-6 chegou às mãos da Procuradoria Geral do Município. O despacho atendia ao pedido do Ministério Público do Trabalho sobre a seleção pública para cargos na administração direta da cidade e para a Fundação Hospitalar de Macaé. Resultado: o concurso público que seria realizado neste domingo foi adiado e a Prefeitura terá que abrir um novo prazo de três dias para inscrições às provas. As 14 mil pessoas que estavam preparando a caneta azul ou preta para passar boa parte da tarde de domingo respondendo às diversas questões não terão mais este compromisso. E, ao que tudo indica, logo receberão mais candidatos para disputarem junto as 120 vagas oferecidas.A possibilidade da abertura de novo prazo para inscrição vinha sendo anunciada com exclusividade pelo jornal O DEBATE desde sua edição do dia 4 de fevereiro. Um dia antes, o Ministério Público (MP) tinha sua primeira reunião com a Procuradoria Geral de Macaé, na qual apontava as falhas na execução dos preparativos para a seleção. Porém, apenas ontem a Prefeitura se manifestou de forma oficial. De acordo com o procurador do município, Sérgio Tolledo, que se pronunciou em nota à imprensa, o juiz entendeu que o critério adotado para a isenção da taxa de inscrição não estava correto. “Um dos critérios exigia que para ter direito à isenção da taxa de inscrição, o candidato teria que comprovar residência em Macaé há mais de 24 meses. O juiz entendeu que este item violaria o princípio da isonomia”, explica o procurador na nota.A primeira parte das inscrições do concurso público de Macaé, que ocorreram entre os dias 6 e 8 de janeiro, formaram grandes filas nos quatro pontos destinados para o cadastro - já que a inscrição era apenas presencial. Até em função disso, correm pelo menos dois processos contra o Executivo municipal nesta comarca. Segundo a Comissão de Concurso Público da cidade, uma nova reunião da equipe organizadora desta seleção ocorrerá na segunda-feira. “A partir daí é que teremos as datas dos três dias que serão abertos para novas inscrições”, explica o presidente da comissão, Jorge Aziz. Ele recebeu a decisão judicial que suspendia a aplicação das provas para este domingo por volta das 19 horas de quarta-feira, diretamente das mãos da Procuradoria.Procuradoria se reúnecom promotores do casoA comissão vai fazer um novo planejamento e publicar um novo edital provavelmente até quarta-feira da semana que vem. Segundo Aziz, não há como projetar datas, mas uma coisa está quase certa: “Provas só depois do Carnaval, antes não tem como.” De qualquer forma, a comissão garante que as novas inscrições serão feitas do mesmo modo como as feitas no início de janeiro: será necessário que a pessoa vá até os locais escolhidos pela Prefeitura. A tendência, porém, é que - ao contrário dos quatro pontos que ficaram circundados de filas entre os dias 6 e 8 de janeiro - o Executivo destine maior número de locais para inscrições. Segundo a Procuradoria, o objetivo é que as provas sejam realizadas ainda em março. Também na próxima segunda-feira, os advogados da Prefeitura irão se reunir com o promotores que questionaram itens do edital do concurso. Já na terça-feira, a Procuradoria volta ao Fórum de Macaé. Desta vez vai participar de audiência com André Souza Brito, o juiz que decidiu na tarde de quarta-feira adiar o concurso público.

Inconstitucionalidade edescumprimento a TAC.

Ontem, a Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região do Estado, sediada em Cabo Frio e que abrange a cidade de Macaé, publicou uma nota explicando o caso. Segundo os procuradores que entraram com ação civil pública junto à comarca do município, os trabalhos começaram a partir de denúncias que alegavam irregularidades no edital - como vícios que ferem princípios constitucionais como igualdade, impessoalidade, moralidade, publicidade e ampla acessibilidade aos cargos públicos. A ação também questionou o prazo de inscrição, pelo fato de a Prefeitura não ter permitido que fossem feitas pela Internet.“Causou estranheza aos autores o exíguo prazo fornecido pelo município para as inscrições, sem possibilidade de ser efetuada de outra maneira que não pessoalmente e em apenas quatro locais do município”, diz o procurador do Trabalho, Breno da Silva Filho, que assinou a ação junto com a promotora Sabrina Carvalhal Vieira. Outro aspecto que suspendeu o concurso foi a isenção da taxa, já que a cláusula só valia para candidatos de Macaé. “Esta exigência viola, de uma só vez, o princípio da igualdade e da ampla acessibilidade aos cargos públicos. Estes princípios exigem que a administração pública trate todos os interessados de forma igualitária, sem discriminações, exigindo-se os mesmos requisitos para todos aqueles que se apresentem nas mesmas condições”, explica o procurador na nota.O texto ainda aponta o critério do edital para desempate em caso de candidato idoso. Segundo o Ministério do Trabalho, o edital não respeitou o Estatuto do Idoso, que estabelece a idade como quesito principal de desempate. A atribuição de pontos à experiência profissional e a desproporcionalidade da pontuação atribuída à prova de títulos também foram aspectos considerados irregulares e questionados na ação. De acordo com a decisão da Justiça, o principal motivo da suspensão da prova reside na inconstitucionalidade da cláusula 6.3 do edital, já que houve desrespeito ao princípio da igualdade “posto que foi fixado que a isenção da taxa de inscrição somente poderia ser efetivada para os residentes de Macaé”. O desenrolar todo deste concurso público tem início ainda em setembro de 2007. Naquela época, a Prefeitura de Macaé assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e ao Ministério Público do Estado. Neste TAC, o Executivo se comprometia a realizar concurso público até agosto de 2008, segundo o divulgado pela Procuradoria Regional do Trabalho. O termo de ajustamento teve origem a partir de dois inquéritos civis no MPT e um inquérito civil no MP-RJ. Os procedimentos versavam sobre a não-realização de concurso público na administração pública direta.Já a Prefeitura de Macaé argumentou que o prazo de inscrição do concurso estava previsto no TAC. Entretanto, alegam os procuradores, além de outras denúncias apresentadas desde a publicação do edital em dezembro de 2008, o cronograma previsto no acordo para a realização da seleção não foi respeitado pelo município.

Página de instituto mostraa viso feito pela comissão.

Desde ontem, quem acessa o site do Instituto Brasileiro de Administração Pública e Apoio Universitário do Rio de Janeiro (www.ibap-rj.org.br) percebe uma nota de aviso na seção do concurso público de Macaé. Sob o título “Atenção” de cor vermelha, o aviso lembra a decisão da comarca do município e comunica o adiamento da realização das provas deste domingo. Esta nota foi escrita pela própria Comissão de Concurso Público de Macaé e foi enviada às pressas para que a informação atinja todos os 14 mil que fizeram inscrição em janeiro.A ação civil pública vinha correndo desde o fim de janeiro. Da última semana até ontem, a Prefeitura de Macaé garantia a realização da prova neste domingo negando “qualquer alteração” no calendário do edital. Na primeira semana de fevereiro, o Ministério Público sugeriu a abertura de novos prazos de inscrição. Assim, segundo a Procuradoria, a decisão cabia unicamente ao chefe do Executivo municipal. A sugestão acabou não sendo acatada. Resultado: as novas datas para inscrição acabam sendo feitas por meio de decisão judicial e o concurso adiado há três dias da aplicação das provas.Enquanto as datas apontadas para o calendário da seleção no primeiro edital estavam valendo, a projeção da organização era de que o resultado sairia até a metade de março. Com as alterações, muito provavelmente na metade de março será quando as provas acabarão sendo feitas. O concurso oferece 121 vagas em 110 funções da administração direta e indireta, tendo cargos em níveis do ensino fundamental, médio, superior e técnico. O cargo mais concorrido era o de auxiliar de serviços escolares, sendo 3,1 mil candidatos para duas vagas disponibilizadas. Em seguida vinha a função de assistente administrativo, com exigência de nível médio. Este cargo tinha cerca de duas mil pessoas concorrendo por duas vagas. Agora, a tendência é que a disputa aumente ainda mais. Os salários vão de R$ 484,02 a R$ 1.980,27

Autor: Guilherme Póvoas

Fonte: http://www.odebateon.com.br/2008/noticias/noticia.php?id=7391

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Possível conselho das Universidades de Cambridge e Harvard

Possivelmente ass universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:.
Tentei confirmar nos sites das mesmas e não consegui nada semelhante a "20 Healthy advices".
Mas como em Listas e médicos estão sendo divulgados sem nada que faça a mensagem parece a um Hoax, sisponibilizo aqui, deixando apenas a dúvida se foi realmente das universidades citadas:

1- um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2- salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

4- mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5- adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerirevita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetese ataques de coração.

6- o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

7- fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e brancoem frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8- comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando ostomates estão em molhos para massas ou para pizza.

9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes por semana(aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos.

11- usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- Sorrir. Uma boa risada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 boas risadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13- não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.

14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15- desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.

17- colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

18- reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.

19- comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida: -comer chocolate. Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio. - pensar positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente. Ser sociável: pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família. - conhecer a si mesmo.
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo. Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Suspenso o Concurso da Secretaria de Saúde de Macaé

ATENÇÃO

Em virtude de decisão judicial de 11 de fevereiro de 2009
– Processo nº 2009.028.001370-6 –, proferida pelo Meritíssimo
Juiz de Direito Dr. Andre Souza Brito, a Comissão Organizadora
o Concurso Público para provimento de cargos para a Administração Direta
e Indireta do Município de Macaé comunica o adiamento da realização
das provas de 15 de fevereiro de 2009. Solicitamos aos
candidatos que acompanhem atentamente as informações
divulgadas em nosso site e no veículo de publicação oficial do
Município de Macaé.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Campos tem um carma? Monitor Campista 07/02/2009



Campos pode ser uma cidade maldita? No Antigo Testamento há exemplos de castigo divino sobre cidades. Sodoma e Gomorra foram destruídas por ordem expressa de Deus.
Nínive teria o mesmo destino que, embora predito por Jonas, não se realizou. Deus havia solicitado a Jonas para ali pregar o arrependimento. Jonas, que nenhuma simpatia nutria por Nínive, fugiu. Achava que as pessoas não se arrependeriam e preferiu desse modo, que a cidade fosse riscada do mapa de uma só vez. Jonas embarcou no porto de Jope, mas seu navio quase indo à deriva, os marinheiros consideraram Jonas azarado e atiraram-no ao mar. Em alto mar, Jonas foi deglutido por um cetáceo e cuspido na praia. Somente após esse fato é que Jonas percebe que não deveria ter desobedecido a Deus. Retorna a Nínive, prega o arrependimento e o povo da cidade, surpreendentemente se converte. Nínive não foi destruída. Jonas não gostou, pois tinha “um nome a zelar”. Ele profetizara a destruição e esta não aconteceu. Deus achou mais importante zelar pela cidade. Jesus lançou uma maldição sobre Jerusalém, que foi destruída no ano 70. E aí fica a pergunta no ar? Campos pode ter sido vítima de uma maldição dos escravos que aqui foram supliciados e dizimados aos milhares, convertendo a região em uma das mais violentas do Brasil? Não creio nisso. Campos têm um padrão comportamental reconhecido por todos os “estrangeiros” que aqui vem morar. O carma, isto é a resultante de forças de causa e efeito para uma alma coletiva de uma cidade é um complexo sistema de equações. Nesse caso pode-se supor que, se existe alguma determinação celestial para punir a alma coletiva de Campos, poderia a ordem ser mudada, assim como em Nínive, se o comportamento da maioria do seu povo melhorar também. Não há determinismo de Deus para se destruir coisa alguma. Deus é Pai. Não se interessa um punir, mas em ensinar. A nossa cidade só pode ser relegada ao abandono e ao desalento por ação de seus próprios representantes. Campos não têm um carma, isto é, não é uma cidade maldita. Mas os seus governantes certamente adquirem responsabilidade diante de Deus sobre suas ações no destino de todo um povo. Não se pode culpar a Deus. A classe dirigente é absolutamente responsável pelas aflições pelas quais passa a população. Toda lágrima será computada na conta eterna de quem a causou. Como disse certa vez Chico Buarque: "...você vai pagar e é dobrado, cada lágrima rolada neste meu penar..."
Flávio Mussa Tavares
flaviotav@gmail.com

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Morador de rua é impedido de ter acesso à Universidade


O morador de rua Geovan de Sousa Araújo, de 38 anos, foi impedido de efetuar a matrícula no curso de matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (3), pela falta de um documento. De acordo com a assessoria de imprensa da universidade, Araújo não apresentou o comprovante de conclusão do ensino fundamental, mas possui o comprovante de conclusão do ensino médio. Ainda assim, segundo a universidade, ele precisaria de ambos os documentos e não é possível abrir exceção para nenhum dos vestibulandos para não prejudicar outros candidatos. Araújo nasceu no Piauí e tenta há 19 anos passar em um vestibular de uma faculdade pública. Neste ano ele esteve pela primeira vez na lista dos aprovados, mas, segundo afirmou ao G1, perdeu o comprovante há cerca de um mês. O pedido da segundo via, segundo ele, já foi feito para a Secretaria de Educação do seu estado, mas só deve ficar pronto dentro de 20 dias. “Eu só queria tentar conversar com o reitor para explicar meu caso. Minha família está no Piauí tentando agilizar a emissão da segunda via desse documento, mas não sei se será possível. Já fui avisado pela universidade que estou entre os que ficarão de fora do curso”, diz. Apesar da decepção, Araújo diz que não vai desistir do sonho do diploma universitário. “Já estou há tantos anos tentando que não vai ser por isso que vou desistir”, afirma.
diz.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

João Batista, Buda e o Caráter

MonitorCampista, 31 de janeiro de 2009

João Batista nos propôs na sua pregação de arrependimento uma revisão de nossos padrões de comportamento. Ele foi um grande psicólogo e adotou um método cognitivo comportamental. Sabia ele, intuitivamente, que o nosso cérebro constrói padrões comportamentais que são nada mais que estratégias que costumam funcionar bem através de nossas vidas. Por exemplo, a rebeldia funciona, o egoísmo funciona, a ambição, a ira, a violência, a inveja, a gula. Todas estas estratégias são empregadas automaticamente por nós na infância e muitas delas permanecem após a idade madura. Isso demonstra que o amadurecimento espiritual é sempre tardio. Construímos o nosso presente a partir de nosso passado e o nosso futuro sobre o substrato que chamamos presente. Portanto é possível programar nossa vida segundo nossos padrões de pensamento e de comportamento. A sequência apresentada Sidharta Gautama, o Buda, conhecida como cadeia búdica é: Vigie seus pensamentos, eles se tornarão seus desejos. Vigie seus desejos, eles se tornarão suas palavras. Vigie suas palavras, elas se tornarão suas ações. Vigie suas ações, pois se tornarão um hábito. Cuide de seus hábitos, pois se tornarão seu caráter. Cuide de seu caráter, pois ele construirá seu destino. Percebe-se que em cada elemento da cadeia a possibilidade de atuação é diferente. Para vigiar os nossos pensamentos e os nossos desejos, pode-se buscar ajuda psicológica e também a religião. Para controlar as ações, há a ajuda da religião, repressora. Muitos deixam de cometer atos oriundos da ira, por causa de uma proibição moral. A repressão da violência que reside dentro de nós impedirá que ela se converta em um hábito, isto é violência por impulso, violência automática, indomável. Para os hábitos, que são hoje considerados comportamentos compulsivos e obsessivo-compulsivos, a religião sozinha é insuficiente. É necessária a atuação de uma terapia, em geral da linha cognitivo-comportamental. Esta ajuda a pessoa a libertar-se das "ordens" inatas para a ação inconveniente ou anti-social. Quando o caráter está envolvido, e o indivíduo se tornar incapaz de sentir o desconforto do seu mau hábito, só mesmo através dos medicamentos é que poderá ser estabilizada a sua patologia psíquica.
.
Flávio Mussa Tavares

sábado, 31 de janeiro de 2009

LAÍS PEIXOTO, uma valente que volta


Acompanhando a idéia do amigo Ricardo André Vasconcelos, de homenagear a Laís com um poema, vou deixar aqui a poesia de Auta de Souza que consta de seu único livro HORTO e que trata-se de uma rara e sublime exposição sobre o tema que o Padre Antônio Vieira considerava " a mais indesejável das gentes", que é a morte.


Fugir a mágoa terrena
E ao sonho que faz sofrer
Deixar o mundo sem pena
Será morrer?
.
Fugir neste anseio infindo
À treva do anoitecer,
Buscar a aurora sorrindo
Será morrer?
.
E ao grito que a dor arranca
E o coração faz tremer,
Voar uma pomba branca
Será morrer?
.

Lá vai a pomba voando
Livre, através dos espaços...
Sacode as asas cantando:
"Quebrei meus laços!"
.
Aqui n’amplidão liberta,
Quem pode deter-me os passos?
Deixei a prisão deserta,
"Quebrei meus laços!"
.

Jesus, este vôo infindo
Há de amparar-me nos braços,
Enquanto eu direi sorrindo
"Quebrei meus laços!"

Auta de Souza (HORTO)

E rogando a Deus que receba essa corajosa mulher, que enfrentou a ironia, enfrentou a crueldade humana, a estupidez dos poderosos e a covardia dos pusilânimes.

Que ela receba a glória por suas atitudes e por seu caráter sincero, amigo, bondoso e cativante!

Viva Lalá!
Viva! ... Lalá!

(A foto acima é "emprestada so blog do Ricardo André e ali estão na ordem da esquerda para a direita, as irmãs, as filhas do Peixotinho e D.Baby : Marise, Alcione, Laís, Joana e Nina)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O CONTRA-EXEMPLO DA ELITE (artigo no Monitor Campista)


O CONTRA-EXEMPLO DA ELITE
"E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele." Mt 2:3
O exemplo vem de cima, diz a sabedoria popular. Já foi dito que uma sociedade evolui psicologicamente, culturalmente e sociologicamente através do exemplo de dignidade de seus governantes. Uma elite que pauta sua conduta pela ética e por princípios morais elevados certamente conduz os seus tutelados a um maior padrão moral e ético. A sociedade reflete no nível coletivo o padrão psíquico de sua classe dirigente. Ela evolui em uníssono com os bons governantes e entra em processo de degradação moral e ética com o exemplo indigno, exposto de modo ostensivo pelas elites do poder. Quem primeiro observou esse fenômeno foi o evangelista Mateus, referindo-se ao momento em que Herodes soube pelos magos do oriente, que um rei havia nascido. Ele perturbou-se, isto é entrou em estado de pânico. Naturalmente, temendo perder as vantagens ilícitas sua posição. Este transtorno psíquico de Herodes produziu uma ansiedade generalizada por toda a população de Jerusalém. Através dos tempos os herodes tem se multiplicado. O arquétipo herodes é de mandatários de poder temporal absolutamente indignos. São corruptos, que vendem a sua alma, traem seu povo e desesperam-se ante a possibilidade do eclipse de seu poder. Ademais, tornam-se grandes perdulários, devassos e se envaidecem com a ostentação de sua opulência. Com semelhante quadro estampado nas mais diversas formas de mídia, a pureza original inata do populacho também entra em processo de deterioração. Cenas extravagantes se reproduzem em todos os níveis sociais. Vivemos um destes momentos de banalização do sentimento, quando a corrupção de todos os valores morais tornou-se rotina. O sagrado reduziu-se hipocritamente a nada. Essa dissolução de valores éticos no escalão superior da sociedade difunde-se com efeito multiplicador e devastador. Ela degenera toda uma geração, que lega à geração subseqüente, estes contra-valores éticos, como se fosse a norma. É assim que, atenua-se a intolerância contra a corrupção. É desse mesmo modo que a TV impõe o degradante espetáculo da intimidade de pessoas inescrupulosas, escandalosamente expostas no vídeo. E essa devassidão devassada é considerada normal. E a quem debitar um prejuízo moral deste quilate? O contra-exemplo da elite tem efeitos deletérios por, quiçá, três gerações, fazendo crescer em proporção geométrica os seus malefícios. Que tenha Deus piedade destes novos herodes.

MONITOR CAMPISTA, sábado, 24 de janeiro de 2009

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Saulo, meu filho!




Essa fera aí da foto, meu filho Saulo, aluno do Anglo Campos, Colégio Santos Dumont, está aprovado até o


momento para três faculdades de Medicina: uma particular, a Faculdade de Medicina de Campos ( 20*) e duas públicas: a Universidade Federal Fluminense, em Niterói (22*) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé (9*).


Ainda falta o resultado da Universidade Federal de Juiz de Fora.



Podem me chamar do que quiserem, mas só eu posso sentir o que eu estou sentindo!


Que Deus o abençoe e gratifique seu esforço e sua tenacidade!


segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Kate Lyra e Gilmar Mendes



Diante da gentileza de nossa Suprema Corte diria uma antiga personagem de porgramas humorísticos:


- Brrasileiro é ton bonzinho...!
.
.

MONITOR CAMPISTA 17/01/2009 : Coragem de Ano Novo


Refletindo sobre nossos irmãos campistas desalojados, é possível sentir quais foram suas emoções nesta época do ano. Talvez emoções de mágoa e melancolia, desesperança e frustração. A perda do abrigo é uma das mais angustiantes para o gênero humano. O psiquiatra americano Abraham Maslow, sugeriu que as nossas necessidades evoluem a partir das necessidades físicas até as espirituais. Escalonou cinco delas e as desenhou em forma de a pirâmide. São elas: 1-Necessidades fisiológicas fundamentais, como a fome, o sono, o sexo, a excreção; 2- Necessidade de Abrigo e segurança, que vão desde o sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego, estabilidade e seguro-saúde; 3- Necessidades sociais, sentimentos como ter família, pertencer a um grupo, estar em comunidade; 4-Necessidade de aprovação, do reconhecimento dos outros; 5- Necessidade de auto-realização, de transpor limites, de transcender. Considerando que o Abrigo está no segundo nível de necessidades, é possível inferir que no momento em que se tem a exata consciência de se tê-lo perdido, tem-se a sensação subjetiva de perda de sua proteção e de sua família. É uma emoção limite da alma. Acompanhando o noticiário da imprensa campista sobre a catástrofe ambiental que sobre nós se abateu, chega-se a conclusão de que perto de 50 mil pessoas passaram o Natal e o Ano Novo fora de suas casas, de seu habitat, de seus abrigos. São 50 mil seres humanos feridos em um calcanhar de Aquiles nuclear da alma. E as perdas humanas? Estas fazem crescer sobremaneira a dor. Passar estas datas sob a emoção de uma forte dor é sempre profundamente melancólico. Todavia, o Ano Novo convida inevitavelmente o homem a refletir sobre a Esperança. Inexplicável esperança, contudo, paradoxalmente real! É esse humanamente inexplicável movimento do espírito humano que se deve atribuir ao Amor de Deus. Um Deus dispensador universal de bênçãos! E é por isso que o Ano Novo suscita uma estranha Coragem ao homem. Coragem para fazer projetos, coragem para doar-se. Coragem para despojar-se de bens materiais que muita vez intoxicam o nosso espírito cansado de ambição e egoísmo. Basta de individualismo. É hora da fraternidade sem acepção de pessoas, como o amor de Deus. É época de solidariedade, de plantarmos sementes de uma nova geração sobre a Terra. Nova Terra sob um novo Céu. Terra onde a Esperança será a têmpera da evolução de nossa sociedade.

sábado, 24 de janeiro de 2009

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Estou no MONITOR CAMPISTA

É com muita honra que comunico aos leitores deste blog que a paritr deste próximo sábado , estarei colaborando com o jornal MONITOR CAMPISTA no caderno Cultura com Temas variados de filosofia, cultura, religiosidade e saúde física, psíquica, individual e coletiva.

Agradeço o convite à editora do jornal Patrícia Bueno!

domingo, 11 de janeiro de 2009

ROCK é cultura... e... SOLIDARIEDADE!...

Campos Rock da Solidariedade . Os roqueiros em defesa da vida!!!

Data; Dia 25 de janeiro de 2009.

Local; Ginásio do Americano Futebol Clube

Horário; a partir das 10h.

Entrada: produtos de limpeza , alimentos não perecíveis , roupas e colchonetes.

Motivados pela solidariedade, companheirismo e a obrigação de ajudar o próximo.

No dia 25 de janeiro os músicos de Campos e região tem um encontro marcado no Ginásio do Americano. Futebol Clube.

Com o sugestivo nome de "Campos Rock da Solidariedade", este evento musical tem como objetivo central arrecadar o maior numero possível de doações para os desabrigados das enchentes em nossa região. O evento chama atenção também pela presença de varias bandas de rock, com estilos musicais diversos.

São artistas de nossa região, que priorizam a boa musicalidade com letras de autoria própria.

A programação do evento conta com a participação de 12 bandas de rock ,durante os intervalos termos o som dos DJ Nick Ferreira e Adriano Lopes , apresentação de praticantes de Skate em uma Mini-ramp e do atleta de frestylle Carlos Negão.

O projeto "Campos Rock da Solidariedade", não tem qualquer vinculo exclusivo com qualquer empresa, nem tem como objetivo obter qualquer lucro com a venda de ingressos ou similares.

O evento conta com a colaboração de voluntários, que abriram mão de qualquer pagamento ou cachê para ajudar na estrutura, ou mesmo, para apresentar o seu trabalho musical.

Toda e qualquer doação de alimentos, roupas, produtos de limpeza, e outros, serão encaminhadas para secretária de promoção social do Município de Campos.

Ficando a cargo da mesma, distribuir da melhor maneira as doações para os desabrigados.
As bandas participantes são:

Cactus Kid,
3 º Mandato,
Reubes Pess,
Aviadores do Brazil,
Kamikaze 80
Segredo de Estado
Projeto Punk,
Eixo nacional,
Shanner Dragon
Inner Side,
Evolução da Espécie,
RD,


Aos amigos e companheiros da área de comunicação solicito que na medida do possível nos ajude na divulgação do evento. Romualdo Braga, voluntário e Membro da Comissão Organizadora do Evento. Contato: (22) 99083034

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

BIÓLOGO CRIA ARMADILHA CONTRA O AEDES


Do jornal Diário do Nordeste, 24 de fevereiro, 2005



CRATO (CE) — Preocupado com a proliferação do mosquito transmissor da dengue nessa época do ano, o biólogo Roque Morais de Brito, funcionário da Secretaria de Saúde do Estado e coordenador das endemias e zoonoses da Célula Regional de Saúde de Brejo Santo, inventou o que ele classifica de uma armadilha mortal para o Aedes aegypti com o nome de “Exterminadora das Futuras”.
O equipamento é simples e prático. O biólogo utilizou um depósito plástico de refrigerante de dois litros que é cortado acima do meio. A parte superior é colocada de cabeça para baixo na inferior, formando um funil fechado em baixo com um plástico. Ao lado funciona um suspiro feito com a tampa da garrafa de refrigerante furada. Em seguida, o depósito é cheio de água. Está pronta a armadilha.
O objetivo, segundo Roque, é a retenção das proles dos mosquitos, reduzindo progressivamente a sua disseminação no ambiente e, conseqüentemente, o número de casos de dengue.
Funcionamento: O funcionamento do equipamento é simples. As fêmeas dos mosquitos são atraídas pela evaporação da água acumulada na parte superior externa do recipiente para fazer a sua ovoposição. As larvas passam naturalmente para a parte externa da armadilha, ficando confinadas, enquanto os mosquitos adultos ficam presos na parte interna. De 15 em 15 dias, a água é trocada, colocando-se uma colher de sopa de detergente e agitando-a.
O biólogo recomenda que a armadilha seja instalada nos locais sombreados de casas, prédios e árvores. Roque Morais de Brito diz não ter nenhum interesse comercial no invento. O objetivo é ensinar as pessoas uma forma prática de exterminar o mosquito e combater a dengue na região.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Opção de Tratamento Homeopático na Rede Pública


O Município de Macaé no seu próximo concurso público para a área de saúde vai abrir vagas para médico homeopata.


Independente de o gestor da saúde no município aceitar ou não as doses mínimas da homeopatia, considero que é importantíssimo oferecer essa modalidade de tratamento para o públco do SUS, para o público que não pode ter um plano de saúde.


Alguém pode argumentar: mas o estado não pode arcar com gastos em uma modalidade terapêutica que não é comprovada cientificamente.


A minha resposta a esse argumento é: o estado não vai aumentar o seu gasto, vai reduzí-lo!
Ademais, a questão da cientificidade da homeopatia é uma questão da biologia molecular, não é da medicina! A medicina trabalha com resultados empíricos e não com modelos "in vitro".


Se o público sem-plano de saúde não puder ter acesso à homeopatia por falha de comprovação biológica de sua eficácia, deveria ser proibida a sua prática privada e consequentemente pelos planos de saúde.


Não é o que se vê!
Quase todas as empresas de medicina de grupo oferecem a homeopatia com opção terapêutica. Há uma grande demanda e sobretudo, há apresentação de resolutividade nas estatísticas das empresas de medicina de grupo. Uma empresa particular não paga este serviço por opção filosófica. Paga por causa da demanda e por causa da comprovação clínica da eficácia.


Espero que todos tenham entendido a diferença da comprovação da eficácia biológica e a comprovação da eficácia clínica. A primeira é em células. A segunda é em seres humanos.


Desse modo, entendo que democraticamente os municípios, como o de Campos, poderiam seguir o exemplo de Macaé e iniciar um programa de medicina homeopática, acupuntura e fititerapia, também chamado de programa de medicina complementar. Esse programa poderia oferecer consultas nos postos médicos em regime ambulatorial e nos chamados NASF.


O NASF é um programa que significa núcleo de apoio à saúde da família. Funciona em sintonia com o PSF e abrange dois ou três polos do mesmo. Além de Homeopatia, o NASF oferece Psiquiatria, Psicologia, Fisioterapia e Acupuntura. A sua implementação traz mais verba de saúde para a região.


Quem é contra a inserção destas práticas complementares (não são alternativas) na rede pública, ainda não pôde testemunhar a alegria de uma senhora de 80 anos melhor de sua asma. Ainda não pôde ver o riso estampado na face na mãe de uma criança que não apresenta mais episódios recidivantes de amigdalite ou sinusite. Não sentiu como é bom libertar um idoso de antiinflamatórios para seu reumatismo crônico, ou melhorar o humor de um jovem tímido, ou a insegurança de uma adolescente medrosa.
Esses exemplos são reais e os retiro de meu arquivo do consultório e do ambulatório do Hospital Álvaro Alvim, onde atendo o SUS. Aliás, onde há uma demanda reprimida para o atendimento com médico homeopata. Entretanto, apesar de este hospital me ceder espaço para esta especialidade, penso que o mais correto seria que fosse um espaço da secretaria de saúde do município, com medicação homeopática dispensada em farmácia própria ou comprada à uma farmácia local.


Ofereço aos gestores que iniciam a sua nova etapa do cuidar do ser humano em Campos, a possiblidade de um projeto dessa natureza.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Dr. Wilson Paes está na Paz!




Nosso estimado colega Dr. Wilson Paes foi convocado por ordens superiores para assumir uma função em planos mais altos da existência. Essa é a visão que este blog tem a respeito da partida do distinto médico Wilson Paes.




Vá Wilson, na Paz!




Deus te cubra de bênçãos, pois certamente sua conduta em vida fez por merecer esta dádiva!




O corpo está sendo velado na Faculdade de Medicina de Campos e terá o seu descenso no cemitério do Caju hoje, em hora ainda incerta!